Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDETE BARRA PANTOJA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDETE BARRA PANTOJA DA SILVA
DATA: 13/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Unifesspa
TÍTULO:

PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: dimensões pedagógica e epistemológica da formação docente


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Docente; Epistemologia do Professor; Saberes Docentes.


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O presente estudo tem o objetivo de compreender as perspectivas epistemológica e pedagógicas da formação docente de professores do ensino superior que ensinam matemática. Os sujeitos da pesquisa são professores do curso de licenciatura em matemática, de uma IES, no município de Marabá/PA. A questão de pesquisa é: O que diz o perfil docente[1] de professores que ensinam matemática no ensino superior a respeito da formação docente nas dimensões epistemológica e pedagógica? Os procedimentos metodológicos da pesquisa adota-se  a abordagem qualitativa e de caráter descritivo com um levantamento bibliográfico do estado do conhecimento sobre o tema, o levantamento de dados empíricos por meio de questionários quantitativo, observações, entrevistas semiestruturadas com questões qualitativas, além de análise nos documentos como: projeto político pedagógico do curso, currículo lattes dos professores, utilizamos as fontes teóricas sobre o Estado do Conhecimento bem como leituras de autores que discutem a formação docente para a construção dos referidos questionários. Assim, no primeiro momento fez-se uma consulta sobre o estado do conhecimento relacionada a formação de professores de matemática no ensino superior nas dimensões epistemológicas e pedagógica, nos últimos 5 anos (2017-2021), com o objetivo de mapear produções nos programas de pós-graduação de IES pública federal da região norte, publicados em nível de mestrado e doutorado na BDTD e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, que tratem desse tema. A pesquisa fundamenta-se nos aportes teóricos de Japiassu (1978), Dutra (2010) e Oliveira (2016) para a discussão sobre Epistemologia; Fernando Becker (2012), Freire (2000), referenciais sobre a epistemologia do professor; nas ideias de Fiorentini (1994), Nóvoa (1995) para formação de professor; Curado Silva (2018) práxis docentes, Tardif (2002, 2014), Gauthier (1998) e Pimenta (1999, 2005), sobre saberes docentes, Luke (2009) dimensões pedagógicas. Os resultados preliminares acerca da formação de professores de uma IES de Marabá/PA indicam que, as concepções epistemologicas do professor conduzem a sua ação docente e para ensinar é imprescindível o conjunto de saberes para impulsionar a sua prática, seja através das experiências pessoais, da formação inicial ou das experiências com outros professores. Servindo como base ao ofício do professor.  Para tanto, identificamos os elementos teórico-metodológicos relacionados aos saberes necessários à prática de professores que ensinam matemática no ensino superior, como constituintes das dimensões epistemológicas e pedagógicas destes profissionais.



[1] No sentido de: características, traços, predicados qualidades, aptidões, particularidades, padrões, peculiaridades, atributos, individualidades, idiossincrasias, crenças, opiniões e personalidades docentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2121241 - CARLOS ALBERTO GAIA ASSUNCAO
Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES
Externo à Instituição - CLARA VIRGÍNIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Notícia cadastrada em: 12/02/2023 16:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker