ENSINO DE CIÊNCIAS NA PANDEMIA EM ELDORADO DO CARAJÁS: NARRATIVAS DOCENTES SOBRE AS ESTRATÉGICAS METODOLÓGICAS E DIFICULDADES ENFRENTADAS NAS AULAS REMOTAS
Período Letivo Emergencial; Educação básica; Ferramentas digitais; Práticas Docentes.
Diante da pandemia da COVID-19, as aulas remotas foram autorizadas como uma alternativa à continuidade do ano letivo. Alunos, pais e professores que utilizavam prioritariamente ambientes virtuais acompanhando suas redes sociais, foram obrigados a adequar-se para executar aulas pelo celular, tablet ou computador. Neste sentido, o presente trabalho pretende identificar, por meio das narrativas docentes, como os professores da rede pública do município paraense de Eldorado dos Carajás se adaptaram ao modo de ensino remoto, tanto no que tange às suas emoções, quanto às estratégias metodológicas adotadas, e ferramentas utilizadas nas aulas. A pesquisa tem cunho qualitativo e utiliza a Narrativas Docentes como abordagem metodológica. Para isto os professores de Ciências foram entrevistados e narraram suas experiências a partir da pergunta: “Como foi sua experiência ao lecionar a disciplina de ciências durante o ensino remoto emergencial?”. Das narrativas foram extraídas as mônadas, isto é, os fragmentos de histórias do momento vivenciado pelos professores. A pesquisa retrata, por meio das narrativas, como os professores de ciências desenvolveram as atividades de ensino no Período Letivo Emergencial (PLE) e quais ferramentas tecnológicas foram exploradas nesse processo, além dos desafios enfrentados por estes, no auge da pandemia.