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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO ELIAS MARQUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIO ELIAS MARQUES
DATA: 28/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: De modo remoto
TÍTULO:

MEMÓRIA DISCURSIVA E IDENTIDADE DOCENTE: A FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO LOGOS II XINGUARA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente; Identidade docente; Dinâmicas territoriais; Análise de discurso.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo analisar a identidade de professoras e professores a partir da história da formação em magistério no Projeto Logos II, município de Xinguara, Pará. O contexto desta pesquisa é parte da dinâmica territorial e cultural no sul do Pará, no período da década de 1980, articulando os acontecimentos sociais, econômico e políticos da época, com as lutas populares pela escola pública e a formação e qualificação da profissão do magistério, em Xinguara, Pará. Neste contexto histórico, esta pesquisa utiliza uma abordagem interdisciplinar entre Pedagogia, História e Análise de Discurso. O corpus é composto por onze entrevistas realizadas com oito professoras e três professores de Xinguara, que participaram da formação do Projeto Logos II, no período de 1984 a 1990. Na organização destas entrevistas, toma-se como base teórica a metodologia da História Oral; a partir de um roteiro de perguntas com as professoras e os professores busca-se evidenciar as memórias sobre a trajetória de imigrantes trabalhadores das professoras e dos professores; os acontecimentos marcantes de Xinguara naquele contexto da década de 1980; as lutas populares pelas escolas públicas em Xinguara; os acontecimentos singulares e coletivos que marcaram o início da profissão do magistério; a metodologia do Projeto Logos II e os acontecimentos marcantes nesse processo de formação em magistério. Nas transcrições das onze entrevistas para a construção das análises discursivas e identitárias, em relação com o acontecimento do Projeto Logos II em Xinguara, evidenciam-se os temas: da ditadura militar à transição democrática; a profissão do magistério no contexto dos conflitos e violências; as lutas populares por escolas públicas; as jovens professoras e o enfrentamento das adversidades no início da profissão do magistério; a qualificação profissional do magistério; o planejamento para a sala de aula e para a vida; a responsabilidade com a rotina de estudos e a formação; a continuidade da formação docente em nível superior; a convivência solidária, coletiva e alegre durante o projeto; a coordenação democrática, qualificada e exigente. Utiliza-se a Análise de Discurso de linha francesa, cujos dispositivos analíticos mobilizam o interdiscurso na elaboração de identidade docente relacionada às dinâmicas territoriais e socioculturais no sul do Pará na década de 1980; observa-se, em tal dispositivo, o uso da metáfora, da paráfrase e o esquecimento. As regularidades discursivas remetem a analisar a construção identitária do magistério em Xinguara, em duas situações: 1) enquanto resistência e enfrentamento singular e coletivo às adversidades, precariedades e ausência do poder público na construção da profissão do magistério e da educação escolar pública; 2) a constituição ideológica que silencia a prática do magistério diante à dinâmica territorial do sul do Pará, suas causas e consequências, a partir do contexto da década de 1980.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Interno - 2152839 - NILSA BRITO RIBEIRO
Externo à Instituição - SILVIA ALICIA MARTINEZ
Notícia cadastrada em: 16/06/2021 10:33
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