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Banca de DEFESA: SEBASTIANA ARAÚJO FILHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEBASTIANA ARAÚJO FILHA
DATA: 13/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Escola. Sexualidade. Diversidade de Gênero. LGBTQIA +. História Oral.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo analisar, pela perspectiva de estudantes LGBTQIA+ da Escola
Estadual de Ensino Médio Professora Elza Maria Corrêa Dantas - município de São Domingos
do Araguaia - quais e como se (re)produzem as identificações de gênero. Pretende-se
contextualizar os espaços de realização da pesquisa; realizar uma discussão teórica sobre
diversidade de gênero, sexualidade e escola. Destacando que ações educativas são
desenvolvidas pela escola que contribuem para a formação da identidade de gênero dos seus
alunos(as)? Considerando que a escola não pode mais silenciar. A escola é fortemente
atravessada por discursos defendidos por grupos se auto afirmando conservadores, procurando
formas em manter o modelo heteronormativo já estabelecido, dificultando reflexões e debates,
afetando o grupo que não se enquadra no modelo de gênero normatizado e tradicional . Como
metodologia, trabalharemos sob um viés interdisciplinar, dando tratamento a Análise do
Discurso como fundamento teórico-metodológico-analítico da matriz francesa. Também se
convocou às ações metodológicas da História Oral e suas recomendações por ensaios dialógicos
para analisar entrevistas , discentes da rede pública de ensino. Para tanto,foram realizada
análises de entrevistas semi- estruturadas , destacando a importância e a necessidade da escola
versar sobres essa temáticas. O corpus da pesquisa é composto pela transcrição de entrevistas.
Como resultados, a análise das entrevistas indicou que os discursos são construídos a partir de
diferentes formaçaões discursivas; sujeitos que se auto reconhece como uma orientação não
heterossexual requer visibilidade para a superação do preconceito; evidenciou subversões
significativas em relação a comportamentos heteromormativos apresentados.A pesquisa não
objetiva trazer fórmulas prontas e acabadas para serem colocadas em práticas, mas sinaliza a
possibilidade em pensar a temática sob outras lentes, com a finalidade de minimizar
‘’preconceitos’’, inserir e debater os temas sobre identidade de gênero e orientação sexual em
seu planejamento. Essa necessidade foi evidenciado mediante as narrativas dos sujeitos. Os
resultados alcançados serão compartilhados na escola pesquisada, podendo contribuir para o
debate das diversidades e equidade de gênero.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Presidente - 2110698 - HIRAN DE MOURA POSSAS
Externo ao Programa - 2390301 - REGINALDO CERQUEIRA SOUSA
Notícia cadastrada em: 26/07/2021 20:42
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