Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA DE ALMEIDA VASCONCELOS

DISCENTE: MONICA DE ALMEIDA VASCONCELOS
DATA: 26/10/2021
LOCAL: Vídeo conferência

VOZES DA GUERRILHA: MEMÓRIA E ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BREJO GRANDE DO ARAGUAIA/PARÁ

Palavras chave: Guerrilha do Araguaia; memória; narrativas; ensino.

ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades

O estudo pretende contribuir para a ampliação da consciência histórica sobre barbáries, a partir de lugares da memória de “vencidos” da Guerrilha do Araguaia: ex-guias, indígenas, pessoas torturadas e familiares de vítimas. Consciência histórica compreendida como processo que articula passado, presente e futuro, para fins de reinterpretação de experiências vivenciadas e orientação às expectativas do futuro. As motivações da pesquisa e o problema partem de vivências coletivas da pesquisadora com a temática em situações cotidianas e na atuação docente. Por que reminiscências de testemunhas da Guerrilha do Araguaia tornam-se “desmemória” no ensino de escolas públicas do município de Brejo Grande do Araguaia/Pará? Na fabricação de consensos ou de memória consensual coletiva, na manipulação de informações políticas e nas práticas da impunidade residem as políticas de esquecimento violento, no município. “Metodologicamente, serão realizadas revisões bibliográficas e entrevistas sob a orientação da História Oral. As informações alcançadas serão objeto de reflexão propositiva e diálogo com a Secretaria Municipal do município de Brejo Grande do Araguaia para a importância e a necessidade de se elaborar "políticas de memória", em processos pedagógicos, que se contraponham às "políticas de esquecimento". São urgentes à interlocução desejada: a abertura e melhor visibilidade de arquivos (vivos ou documentais) da época; criação de estratégias de reparação moral e material às vítimas e o fomento para a institucionalização das memórias das vítimas.

Interno - 248.871.102-00 - AIRTON DOS REIS PEREIRA - UEPA
Presidente - 2110698 - HIRAN DE MOURA POSSAS