Banca de DEFESA: ADELAIDE SEVERINO DO NASCIMENTO

DISCENTE: ADELAIDE SEVERINO DO NASCIMENTO
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Vídeo Confereência

A festa do milho na aldeia Gavião Kyikatêjê: reflexões e diálogos no processo intercultural

1. Festa do milho; 2. Interculturalidade; 3. Cultura do povo Gavião Kyikatêjê; 4. Saberes indígenas. 5. Escola Tatakti Kyikatêjê.

ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades

Este estudo tem como foco a interculturalidade no contexto escolar indígena, e tem como objetivo central apresentar a importância e o significado da festa do milho, como proposta de reflexão e diálogos no processo de educação intercultural da aldeia indígena Gavião Kyikatêjê, tomando como centro da investigação a festa do milho realizada no ano de 2020, abordando a inserção de conteúdos que utilizem as vivências indígenas dos moradores da aldeia Gavião Kyikatêjê no processo de escolarização de estudantes dessaa aldeia. Para tanto, utilizamos, na constituição de dados, métodos qualitativos com enfoque na observação participante, rodas de conversa e entrevistas. Para analisar os dados buscamos apoio na técnica de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977), descrita como um método empírico, dependente do tipo de fala a que se dedica e do tipo de interpretação que se pretende como objetivo. Os resultados mostraram-nos a possibilidade de inserção dos conteúdos culturais da tradição Gavião Kyikatêjê, em especial da festa do milho, como conteúdo escolar interdisciplinar, propiciando o alinhamento do currículo escolar com a legislação pertinente à educação escolar indígena. Com base nos resultados, concluímos que é possível a adoção da interculturalidade como proposta pedagógica na escola indígena Tatakti Kyikatêjê, em uma educação escolar que respeite o modo de ser e viver do povo Gavião Kyikatêjê.

Presidente - 1182147 - ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS FILHO
Interno - 1495361 - ANDREA HENTZ DE MELLO