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Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO GONÇALVES OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO GONÇALVES OLIVEIRA
DATA: 04/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Formato híbrido
TÍTULO:

PANDEMIA DE COVID 19 E EFEITOS DE GOVERNAMENTALIDADE EM DISCURSOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO 


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

Poder-saber; Governamentalidade; Biopolítica; Pandemia do Covid-19; Educação do Campo.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente e Agrárias
RESUMO:

A pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo analisar nos relatos de professores das escolas do campo do município de Jacundá, Pa, como os discursos dos sujeitos da educação são afetados por jogos de poder-saber da governamentalidade, materializados em políticas educacionais implementadas durante o período da pandemia, reorientando as condutas dos sujeitos da educação, no caso em estudo, dos professores e dos alunos da Educação do Campo. A metodologia utilizada para realizar tal feito, baseia-se nas formulações metodológicas e conceituais de Michel Foucault, sobretudo os conceitos de enunciado, formação discursiva e arquivo. Além desses, os conceitos de governamentalidade e biopolítica, também formulados por Foucault serão retomados como conceitos fundamentais para discutirmos os efeitos de poder-saber sobre os sujeitos da educação, particularmente durante a pandemia. O material de análise é constituído pelo corpus principal e pelo corpus auxiliar: o corpus principal é constituído de entrevistas feitas com professores que atuaram na educação do campo em Jacundá, Pa, no período de pandemia; o corpus auxiliar é composto de  normativas das três esferas de poder (municipal, estadual e federal), publicadas no período da pandemia - leis, notas técnicas, relatórios, decretos, portarias etc. -  que entraram em vigor durante a pandemia com o intuito de regular práticas pedagógicas e procedimentos metodológicos nas escolas do campo durante a pandemia. A decisão em fazer uso de corpora se justifica por tomarmos as narrativas dos professores com o intuito de apreender discursos de poder-saber colocados em circulação durante a pandemia do COVID-19. Para isso, compreendemos ser necessário cotejar as narrativas dos professores com as determinações legais circuladas nesse momento, a fim de apreender no jogo discursivo das narrativas o atravessamento das políticas educacionais.  Para a análise desse corpus vamos usar os conceitos teóricos de governamentalidade e biopolítica, no domínio da análise de discurso Foucaultiana. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2152839 - NILSA BRITO RIBEIRO
Interno - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Externo à Instituição - CÍCERO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 14/07/2023 16:32
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