Banca de DEFESA: ANA CRISTYANNE FERNANDES BONFIM

DISCENTE: ANA CRISTYANNE FERNANDES BONFIM
DATA: 28/07/2023
LOCAL: Videoconferência/Unifesspa

Projetos de vida de jovens rurais: reflexos da Educação do/no e para o campo na Escola Família Agrícola Dom Fragoso em Independência–CE e no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará campus rural de Marabá-PA

Desenvolvimento Rural Sustentável. Projetos de Vida. Reprodução socioprofissional e humana.

ÁREA: Interdisciplinar

A seguinte pesquisa traz como tema principal a Educação do/no e para o Campo como Projeto de Vida de Jovens Rurais mobilizado pelas instituições Escola Família Agrícola Dom Fragoso em Independência, no Ceará, e Instituto Federal do Pará campus rural, em Marabá, no Pará, através da Pedagogia da Alternância e Agroecologia. Ambas tecem relações no processo de ensino aprendizagem teórico-prático para a formação profissional, social e humana no Curso Técnico em Agropecuária (CTA). Objetivamos analisar e comparar as trajetórias sociais, formativas e profissionais das/os jovens rurais cursistas e egressos, através dos objetivos específicos: analisar e comparar os documentos orientadores das práticas pedagógicas formativas das instituições de ensino em questão para as/os jovens rurais; analisar os perfis profissionais e humanos construídos pelas/os jovens rurais com base nos projetos identificados através das entrevistas, questionário e dos projetos de Conclusão de Curso; e analisar e comparar os processos de reprodução social e profissional das/os jovens rurais na agricultura familiar e suas relações com a Agroecologia a partir dos vínculos com as instituições pesquisadas. Nossa pesquisa possui cunho social e científico, com análise qualitativa e quantitativa, métodos comparativo, bibliográfico e documental. O campo ocorreu de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, aplicação de 38 entrevistas por pautas e 84 questionários aos cursistas e egressos do CTA. Logo, a Educação do/no e para o Campo traz importantes contribuições aos projetos de vida das/os jovens rurais, mobiliza uma aprendizagem significativa, contextualizada e interdisciplinar teórico-prática. Reconhece e valoriza a cultura camponesa através da Agricultura Familiar Agroecológica para maior produtividade, participação, geração de emprego, renda integradas a conservação dos recursos naturais e contribui para o Desenvolvimento Rural Sustentável desses estabelecimentos. Esse é um processo complexo e dinâmico já que traz como sujeitos as/os Jovens Rurais, uma categoria analítica relacional e heterogênea que enfrenta diversos enquadramentos na sociedade. Esses anseiam por emancipação, autonomia e visibilidade para seus projetos de vida e reprodução socioprofissional, limites geracionais do acesso à terra às condições básicas de vida na sucessão familiar e nos espaços urbanos e rurais. A identidade e reprodução desses jovens se dá nas relações de acesso e uso da terra, com maior influência sobre os jovens que residem nos espaços rurais há muitos anos com laços afetivos superiores à acumulação capital, no entanto, a questão socioeconômica representa limites e estratégias para sua reprodução. Para além de “ficar” ou “sair” do campo há um universo de escolhas que refletem possibilidades e entraves à reprodução das/os jovens rurais, como a identidade, educação e trabalho, que podem direcionar suas idas e vindas nos espaços rurais e urbanos. Portanto, consideramos que a Educação do/no e para o Campo e a Agroecologia têm grandes implicações sobre a reprodução socioprofissional e humana das/os jovens rurais, com ponto forte no Desenvolvimento Rural Sustentável, e demanda políticas públicas efetivas e adaptadas para esse espaço e para as famílias e comunidades que residem no meio rural no Brasil.

Presidente - 1338616 - LAILA MAYARA DREBES
Interno - 1318419 - LIVIO SERGIO DIAS CLAUDINO