Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILDES ALVES DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: LEILDES ALVES DOS SANTOS SILVA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Auditório do CEI/PDTSA

A SALA DE AULA EM CASA: AS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFPA CAMPUS MARABÁ RURAL

Educação; Universidade; Estado; Políticas públicas; Políticas de assistência estudantil.

ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades

O ano de 2020 foi marcado por um cenário antes não vivenciado pela população brasileira, o enfrentamento a SARS-CoV-2, denominado como novo coronavírus, causador da Covid-19. Diante do alto poder de contágio e de letalidade desse vírus, a Organização Mundial de Saúde - OMS, em 30 de janeiro de 2020, decreta Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional. O que leva o Ministério da Saúde Brasileiro a estabelecer Emergência de Saúde Pública Nacional por meio da portaria nº188/GM/MS de 04 fevereiro de 2020. Orientações como uso de máscara, isolamento e distanciamento social passaram a fazer parte do cotidiano. A observação a estas medidas sanitárias desencadeou na área educacional a adesão ao ensino remoto, cursos estruturados para a modalidade de ensino presencial, pelo contexto da pandemia, passaram a funcionar no formato de ensino remoto. Pensar estratégias, por meio das políticas de assistência estudantil, que de fato alcançasse a todos os discentes foi uma tarefa vivenciada por muitas das instituições de ensino, principalmente aquelas que prestam serviço às populações menos favorecidas economicamente, a exemplo da população atendida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará -IFPA/Campus Marabá Rural. Este campus atende prioritariamente os filhos de agricultores, indígenas e ribeirinhos – os povos do campo. Diante deste contexto, essa pesquisa tem como objetivo compreender como as políticas de assistência estudantil implementadas pelo IFPA Campus Marabá Rural contribuíram para a permanência dos estudantes nas atividades de ensino-aprendizagem no formato remoto. O período a ser considerado para análise será entre março de 2020 a dezembro de 2021, momento em que o IFPA Campus Marabá Rural suspendeu as atividades acadêmicas presenciais e adotou o formato de ensino remoto. Tendo como objeto de investigação as políticas de assistência estudantil implementadas em virtude do formato de ensino remoto. Traz como premissa a hipótese que a ação do estado por meio das políticas de assistência estudantil contribuiu de forma decisiva para a permanência dos estudantes beneficiários dessas políticas do IFPA Campus Marabá Rural.

Presidente - 3061656 - EUDES ANDRE LEOPOLDO DE SOUZA
Interno - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS