Banca de QUALIFICAÇÃO: NELINHO CARVALHO DE SOUZA

DISCENTE: NELINHO CARVALHO DE SOUZA
DATA: 30/05/2014
LOCAL: Sala de aula Prédio de Física (Campus II)

DISCURSO, SABERES E IDENTIDADE DO PEDAGOGO: MEMÓRIAS DOS
EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA INTERIORIZAÇÃO DA UFPA/MARABÁ

discurso; formação docente; curso de pedagogia; interiorização

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo

O objetivo da pesquisa é analisar a constituição dos contornos identitários do profissional pedagogo graduado pela Universidade Federal do Pará- Campus de Marabá, considerando sua formação acadêmica (isto é, a contribuição do curso de Pedagogia) e sua trajetória profissional até os dias atuais. O trabalho propõe à universidade olhar para si mesma, olhar “para dentro” e refletir sobre sua tarefa de formar educadores e as relações desta tarefa com as dinâmicas socioterritoriais que caracterizam a Amazônia. A pergunta de pesquisa é a seguinte: como os saberes pedagógicos (oriundos do curso de Pedagogia) e os saberes docentes elaborados nas salas de aula de ensino fundamental concorrem para a formação da identidade do pedagogo? O corpus deste trabalho é composto por entrevistas com egressos do curso de Pedagogia da UFPA/Marabá, sendo os sujeitos dois pedagogos e uma pedagoga, na busca de se analisar os elementos referentes à formação do pedagogo no discurso/nos discursos presentes em suas falas. A opção metodológica adotada para a pesquisa é a Análise de Discurso de inspiração francesa referenciada principalmente no trabalho de Orlandi e Authier-Revuz. O campo discursivo pelo qual perpassará a pesquisa são os discursos docentes, mais especificamente os enunciados que subjetivam os professores(as) sujeitos deste trabalho.

Presidente - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Interno - 1182147 - ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS FILHO