Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ RENATO TEIXEIRA SANTOS

DISCENTE: LUIZ RENATO TEIXEIRA SANTOS
DATA: 25/09/2015
LOCAL: Cidade Universitária, Campus III, Marabá-PA

"MERCADO INSTITUCIONAL DA MERENDA ESCOLAR: A COMPRA DE ALIMENTOS PRODUZIDOS PELA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICIPIO DE MARABÁ-PA"

Agricultura Familiar. Agroecossistema. Produção De Alimentos.   Mercados Institucionais

ÁREA: Multidisciplinar

A comercialização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar nos agroecossistemas do município de Marabá-PA através do mercado institucional da merenda escolar foi investigada nesta dissertação através de um estudo de caso realizado nos anos de 2014 e 2015 através da análise do desenvolvimento do Programa Nacional Da Alimentação Escolar-PNAE que materializa sua demanda de alimentos através da chamada pública I/2015 que estabelece o volume de recursos aplicados na modalidade bem como a quantidade e qualidade de alimentos demandados no município. A pesquisa caracteriza o município de Marabá e define os conceitos de agricultura familiar, agroecossistema, produção de alimentos e mercados institucionais e apresenta diversos resultados que demonstram o numero de agricultores aptos a participar deste nicho de mercado, o numero efetivo de fornecedores, a análise dos projetos de venda de cada instituição participe da chamada pública e seus reflexos na composição da renda familiar e nos agroecossistemas contribuindo dessa forma com um panorama deste importante instrumento de fortalecimento e desenvolvimento local.

Presidente - 624.873.292-20 - ROSANA QUARESMA MANESCHY - UFRA
Interno - 1495361 - ANDREA HENTZ DE MELLO