Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILETE SOUZA DE ALMEIDA

DATA: 29/04/2016
LOCAL: Campus III

PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO SUDESTE DO PARÁ

Práticas socioambientais; Território; Região; Assentamentos rurais.

ÁREA: Interdisciplinar

Os assentamentos rurais no sudeste paraense expressam a multiplicidade de territórios e dinâmicas socioambientais no espaço agrário. Compreender como eles se processam é um dos objetivos deste trabalho, bem como, os desafios de sua consolidação como territórios constituídos a partir da luta dos camponeses, das suas relações sociais de poder, de suas práticas culturais e de sociabilidades e dos conflitos enfrentados. Os assentamentos rurais seriam resultados da luta pela terra emergidas, sobretudo nos de 1970; são espaços de reprodução social do campesinato a partir de práticas sociais, culturais, políticas, econômicas e ambientais em contexto de intenso desmatamento, sobretudo depois das políticas de infraestrutura do Estado brasileiro. A pesquisa se desenvolverá com levantamento bibliográfico, trabalho de campo e analise de imagens de satélite em três Projetos de Assentamentos o PA Belo Vale, PA Palmeira Jussara e PA 26 de Março, localizados às proximidades da cidade em Marabá; a escolha desses assentamentos emerge da relevância em desvelar como essas práticas se desenvolvem nessas áreas, para assim melhor compreender suas dinâmicas territoriais. Para tal partimos dos conceitos de Região, Território e Reprodução Social para refletirmos sobre as práticas socioambientais que os assentados realizam nesses territórios. Se entendermos os assentamentos rurais como territórios onde os atores sociais se reproduzem dentro de um contexto amplo que é a Região, falta-nos compreender um elemento movimentador dessa dinâmica: a reprodução social, entendida aqui como o processo mediante o qual uma sociedade, através de diversos mecanismos, reproduz a sua própria estrutura. Neste contexto levantamos as seguintes hipóteses: a) Os assentamentos rurais apresentam características históricas e geográficas que são melhor compreendidas a partir das relações socioambientais desenvolvidas pelos assentados no território.  b) As práticas socioambientais nos assentamentos rurais no sudeste do Pará apresentam características próprias que muitas das vezes não são contempladas pelas políticas públicas ambientais desenvolvidas para a diminuição e/ou contenção do desmatamento.

Interno - 1495361 - ANDREA HENTZ DE MELLO
Presidente - 1698392 - EDMA DO SOCORRO SILVA MOREIRA