Banca de DEFESA: ISELENE LABRES DE SOUSA

DISCENTE: ISELENE LABRES DE SOUSA
DATA: 08/06/2016
LOCAL: Auditório do PDTSA

O DISCURSO DOCENTE FEMININO E A PRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA ESCOLA

Análise do Discurso. Gênero. Discurso Docente.

PÁGINAS: 204231
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades

Este estudo tem por objetivo compreender como o discurso docente feminino produz e reproduz os estereótipos de gênero na escola. Foram buscadas explicações para esta problemática no entrelaçamento dos discursos pedagógicos e de gênero, evocados a partir das marcas discursivas nas falas de professoras, que mobilizam representações acerca do lugar docente na produção da noção de gênero. Entende-se que os discursos produzidos e reproduzidos na sociedade e na escola são atravessados por modelos estereotipados dos papéis sociais do gênero feminino, consolidados através de práticas discursivas que interpelam os sujeitos dos discursos, estabelecendo verdades e naturalizando comportamentos e atitudes que definem histórica, social e ideologicamente o gênero feminino. Utilizou-se os pressupostos teóricos metodológicos da Análise do Discurso (AD) da matriz francesa, como orientação metodológica para analisar entrevistas com professoras da rede pública. O corpus é composto pela transcrição de entrevistas, realizadas com quatro professoras do ensino fundamental de uma escola pública de Marabá, Pará. Como resultados, considera-se que o discurso docente feminino reforça os estereótipos do gênero, favorecendo a construção da identidade sexual e de gênero permeada com valores sexistas e machistas do patriarcado. As práticas discursivas das professoras entrecruzam-se com as relações de gênero no contexto familiar e no espaço escolar, naturalizando aprendizagens estereotipadas do gênero feminino que contribuem para a produção e manutenção das relações de poder estruturante das desigualdades sociais. Como conclusões, são observadas uma formação discursiva da família tradicional, que é dominante, e uma formação discursiva da igualdade de gênero, mas ambas subordinadas a um interdiscurso baseado na formação ideológica religiosa.

Presidente - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Interno - 1671219 - IDELMA SANTIAGO DA SILVA