Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA NEIDE SILVA MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA NEIDE SILVA MORAES
DATA: 27/06/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Mini auditório do PDTSA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PRODUÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES NEGROS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO MÉDIO EM MARABÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Relações Étnico-Raciais, Identidade Negra e Ensino Médio


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO:

Os discursos produzidos inicialmente pela ciência, para classificação e biologização das raças e legitimados pelo estado brasileiro ; O projeto de branqueamento da população  e o mito da democracia racial,  trouxeram consequências que contribuíram em grande escala para a construção de uma sociedade marcada por praticas discriminatórias e racistas em relação ao segmento negro  e afro descendente deste país. No percurso de construção do presente estudo, enfatizaremos a relação da educação como processo histórico e o papel que a mesma desempenha, no trato para com a diversidade cultural, centrada na perspectiva da construção e valorização da Identidade Negra. As reflexões teóricas pautam-se no pensamento de autores como:  Kabenguele Munanga (2006), Schwarcz (1993) Quijano (2005) Seyeferth (1995) dentre outros,  os quais, com suas devidas diferenças, apresentam-nos importantes elementos, para nossa compreensão acerca do discurso ideológico subjacente as teorias racistas e o processo de hierarquização das raças. Dentre os diversos questionamentos suscitados na vivência da ação cotidiana e do desafio da construção de um projeto educacional antirracista, buscamos a partir de uma investigação acadêmica para o Ensino Médio, compreender como a instituição escolar pode contribuir para a valorização da diferença cultural e para o avanço de uma postura que favoreça práticas efetivas  de uma  formação identitária positiva, para o segmento negro. Para tanto, utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa de pesquisa em educação, utilizando-se da técnica de estudo de caso, tendo como sujeitos estudantes de uma escola pública de Ensino Médio, no município de Marabá-Pa.. Assim, buscamos pontuar o olhar dos jovens negros, em relação ao contexto educacional no qual estão inseridos, que dentre outras finalidades, contribuem para a formação identitária de sujeitos do ponto de vista da valorização das diferenças  étnicas ou da homogeneização das mesmas. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1671219 - IDELMA SANTIAGO DA SILVA
Presidente - 1886930 - IVAN COSTA LIMA
Externo à Instituição - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 27/06/2016 08:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker