Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIRA ALVES BRITO

DISCENTE: MAIRA ALVES BRITO
DATA: 16/03/2017
LOCAL: Mini Auditório do PDTSA

Dinâmica de ocupação territorial e dos Solos Projeto de  Assentamento Castanhal Araras: Aptidão Agrícola e Desafios.

Conservação e Manejo do Solo. Agricultura Familiar. Sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente e Agrárias

A região  Amazônica é cenário,  de diversos conflitos, em sua maioria é possível observar de um lado grandes latifundiários e do outro pequenos grupos de agricultores. A partir da década de 70 foi possível observar uma intensificação na busca pela terra, o que culminou na criação de Projetos de Assentamentos (P.A). A Amazônia, é seguramente, uma das regiões onde a agricultura familiar se manifesta de forma mais característica e constitui a base sobre a qual se assenta a extração de recursos naturais e a maior parte da produção de alimentos. A região sudeste do Pará se caracterizada por uma forte presença de assentamentos rurais familiares. De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária  atualmente existem 511 assentamentos nesta região. Estes juntamente com grandes fazendas, contribuem para a configuração do cenário de degradação de áreas de floresta. Uma diferença básica está no objetivo da produção, enquanto os grandes fazendeiros visam a pecuária, os agricultores familiares dos projetos de assentamento da região investem na produção de alimentos, seja ela para subsistência ou para a venda de produtos, para complementar a renda familiar. A chegada de grandes projetos na região Amazônica foi encarada e defendida por muitos como a grande oportunidade de desenvolvimento regional e avanço econômico. Porém a forma como tais empreendimentos se instalaram deixam claro que esse desenvolvimento não atingiu todos os setores da sociedade e contribuiu significativamente para o agravamento dos problemas sociais, econômicos e ambientais. Para que haja uma mudança na forma de pensar o desenvolvimento Amazônico é necessário entender os diferentes projetos geopolíticos e seus atores que estão na base dos conflitos, para tentar encontrar modos de compatibilizar o crescimento econômico com a conservação dos recursos naturais e a inclusão social. Neste sentido o uso dos solos tem grande importância e relevância para o desenvolvimento sustentável nos assentamentos agrícolas, ou seja, o estudo da aptidão agrícola de solos se torna elemento fundamental de estudo para entender a sustentabilidade nestes assentamentos. O modelo tradicional produtivo exige pouca mão-de-obra, uso intensivo de máquinas e insumos trazidos de fora da propriedade representando altos custos de produção e riscos de prejuízos com fatores climáticos . É de extrema importância a abordagem e adoção de sistemas alternativos de produção que tenha como uma de suas preocupações o envolvimento de todos os membros das famílias no processo produtivo que vão desde as tomadas de decisões até a práticas das atividades. Os sistemas produtivos de base agroecológica adotados pelos agricultores assentados em algumas localidades, tem se mostrado sustentável ambientalmente, economicamente viável pela geração de renda e garantia à segurança alimentar pela diversidade de produção. O agricultor quanto mais próximo as questões propostas pelos pesquisadores/técnicos, mais capaz se sentirá de poder tomar decisões e assim se sentir parte incluída nos projetos, e não meramente mais um componente a ser estudado, ele se torna dessa forma, atuante e decisivo, uma vez que seu conhecimento será determinante para a aplicação de novas técnicas nos locais de cultivo A adoção de práticas de conservação do solo visa diminuir ou minimizar os efeitos de processos de degradação dos solos. Desta forma garante uma produção equilibrada e com resultados satisfatórios. Assim, a importância do estudo da caracterização morfológica dos solos e aptidão agrícola no PA Castanhal Araras bem como o estudo dos desafios na manutenção da conservação ecológica e produtiva neste P.A serão estudados neste trabalho de dissertação de mestrado.

Presidente - 1495361 - ANDREA HENTZ DE MELLO
Interno - 2129749 - JOSE ANCHIETA DE ARAUJO