Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURÍCIO MARTINS CABRAL

DISCENTE: MAURÍCIO MARTINS CABRAL
DATA: 22/05/2017
LOCAL: Campsu 3 PDTSA Miniauditório

CULTURA E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA ORIENTAL: práticas corporais na comunidade Parkatêjê

Corporeidade,  comunidade Parkatêjê, educação escolar indígena, práticas corporais

ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades

É um estudo sobre as práticas corporais na comunidade Parkatêjê, localizada na Amazônia Oriental, no sudeste paraense. Tem como objetivo refletir sobre a educação escolar indígena a partir das atividades corporais desenvolvidas no contexto cultural indígena desta comunidade reafirmando a seguridade dos direitos da juventude indígena acerca da valorização de seus conhecimentos tradicionais. Para tanto, usa-se a metodológica qualitativa com enfoque na observação participante, caracterizada pelo estudo Etnográfico; traz ainda abordagem das narrativas orais através dos relatos dos mais velhos da comunidade Parkatêjê. É uma pesquisa que tem um primeiro momento o estudo de treze práticas corporais, sendo estas organizadas a partir das atividades educacionais desenvolvidas na Escola Indígena Estadual de Educação Infantil, fundamental e Médio “Peptykre Parkatêjê” com os alunos indígenas. A pesquisa tem levantado dados importantíssimos a acerca dessas práticas – entendendo que elas levam consigo sentidos e significados muito importantes para o fortalecimento cultural dessa comunidade. As práticas corporais da comunidade em questão traz consigo um poder de endoculturaçãomuito significativo para o processo educacional tradicional indígena dessa comunidade, levando em consideração os saberes que se encontram intrínsecos em cada uma dessas práticas.

Presidente - 1182147 - ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS FILHO
Interno - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS