Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYARA MARIA SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: JOYARA MARIA SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Sala 02

EDUCAR PARA LIBERTAR: A PEDAGOGIA LIBERTADORA NA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA “ESCRAVO, NEM PENSAR”

Escravidão contemporânea. Teoria Freiriana. “Escravo nem pensar”.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento do Programa “Escravo, nem pensar” na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Paulo Freire na cidade de Marabá/PA, buscando dentro da proposta metodológica do programa elementos da teoria freiriana. O “Escravo, nem pensar” é um programa educacional desenvolvido pela ONG Repórter Brasil; foi criado em 2004, como forma de prevenção e combate ao trabalho escravo contemporâneo nas escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino. A pesquisa será desenvolvida a partir do método de estudo de caso, na realização de entrevistas semi-estruturadas, roda de conversa com os alunos que participaram do projeto e análise do livro de apoio didático destinado para os professores participantes. A pesquisa está em andamento, mas se tem como trabalho analítico parcial a análise do livro  didático em cuja construção é possível encontrar elementos da teoria de Paulo Freire, como o caráter político da educação,  a pesquisa atividade educativa, a problematização e os temas geradores.

Presidente - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Interno - 248.871.102-00 - AIRTON DOS REIS PEREIRA - UFPE