Banca de DEFESA: JOYARA MARIA SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: JOYARA MARIA SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 13/06/2019
LOCAL: Sala CEI

EDUCAR PARA LIBERTAR: A PEDAGOGIA LIBERTADORA NA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA “ESCRAVO, NEM PENSAR”

Escravidão contemporânea. Teoria Freiriana. “Escravo nem pensar”.

ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento do Programa “Escravo, nem pensar” na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Paulo Freire na cidade de Marabá/PA, buscando dentro da proposta metodológica do programa elementos da teoria freiriana. O “Escravo, nem pensar” é um programa educacional desenvolvido pela ONG Repórter Brasil, foi criado em 2004, como forma de prevenção e combate ao trabalho escravo contemporâneo nas escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método de estudo de caso, na realização de entrevistas semiestruturadas e roda de conversa com os alunos que participaram do projeto, além da análise do livro de apoio didático destinado para os professores participantes. Tem como produção as discussões a respeito do conceito de escravidão contemporâneo a partir de autores brasileiros e estrangeiros. As discussões sobre os princípios freirianos, uma breve construção do estado da arte, onde se apresenta na literatura algumas pesquisas realizadas sobre a teoria do conhecimento de Paulo Freire. O programa que tem na construção da sua metodologia os princípios da educação popular, busca-se a partir das análises apresentar como essa metodologia dialoga com a teoria freiriana. Dessa forma, apresenta-se, como trabalho analítico, a análise do livro de apoio didático e as entrevistas realizadas com a professora, alunos e coordenadores do programa em cuja construção é possível encontrar elementos da teoria freiriana, destacando a presença dos conceitos: tema gerador; pesquisa; educação como ato político; problematização; dialogo; rigorosidade metódica; liberdade.

Presidente - 2182430 - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS
Interno - 248.871.102-00 - AIRTON DOS REIS PEREIRA - UEPA