Banca de DEFESA: CLAUDIANA GOMES GUIDO

DISCENTE: CLAUDIANA GOMES GUIDO
DATA: 12/08/2019
LOCAL: Cidade Universitária, Campus III, Marabá-PA

EDUCAÇÃO, CULTURA E DINÂMICA TERRITORIAL: UM ENFOQUE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A CULTURA E SUA MATERIALIZAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA.

Cotidiano e escola. Cultura. Práticas culturais

ÁREA: Interdisciplinar

O presente estudo objetiva analisar a educação e sua relação com a cultura e o território a partir do estudo das práticas educativas como reflexo das políticas para a educação básica implementadas pelo Estado. A análise dos dispositivos legais pelos quais a política neoliberal de educação é imposta na escola e a identificação dos seus mediadores possibilita a visualização dessas forças nas práticas da escola e a relação dessas práticas com o projeto hegemônico de cultura e de sociedade presentes nas políticas oficiais. Reflexões sobre ideologia, política e poder apontarão chaves de leitura para uma abordagem da educação como dispositivo do neoliberalismo para a construção de subjetividades necessárias para sua consolidação. Assim como a relação da cultura com a educação, materializada nas práticas da escola, compreendidas no fazer cotidiano e nas relações de saber e poder, contribuem para a compreensão da escola, como espaço fomentador de transformações nas dinâmicas territoriais através de práticas que envolvem ideologia, cultura, relações de poder, hegemonia e resistência. De postura dialético-materialista, a pesquisa será realizada a partir da relação e interação de teoria e pratica tomando como ilustrativo empírico a experiência da Escola de Ensino Médio Liberdade na execução do Programa Jovem de Futuro. Pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo, observações das práticas da escola, entrevistas semiestruturadas e narrativas orais, são as estratégias de investigação que, apesar do processo inicial em que se encontra, aponta que as políticas oficiais, materializadas em programas como o Jovem de Futuro, envolvem financiamento e responsabilização de empresas privadas na educação pública e que as práticas educativas provocam transformações, possibilitam novos habitus e interferem na dinâmica local de inserção da escola.

Presidente - 1182147 - ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS FILHO
Interno - 1017749 - JERONIMO DA SILVA E SILVA