Notícias

Banca de DEFESA: KEYLLA LOPES DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEYLLA LOPES DE ALMEIDA
DATA: 23/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Campus III Unifesspa
TÍTULO:

CONSERVAÇÃO, LÓGICAS FAMILIARES E BOAS PRÁTICAS: PERSPECTIVAS AGROECOLÓGICAS NA APA ARAGUAIA – ASSENTAMENTO BOQUEIRÃO, SÃO GERALDO DO ARAGUAIA-PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Território. Assentamentos Ambientalmente Diferenciados. Práticas Conservacionistas. Produção de base ecológica.


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Meio Ambiente e Agrárias
RESUMO:

 

Dentre as principais fontes de renda em Projetos de Assentamento de Reforma Agrária (PAs) no Sudeste Paraense a pecuária tem apresentado uma posição de destaque. O predomínio desta atividade em áreas destinadas ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) é uma realidade contraditória, uma vez que um dos pilares do mesmo é a diversificação da produção com ênfase no cumprimento da função social e ambiental da terra. As iniciativas de produção de base ecológica e aproveitamento sustentável de produtos da floresta mostram-se como alternativas que possibilitam conciliar geração de renda e conservação dos recursos naturais. No entanto, estas técnicas de produção de baixo impacto, fundamentadas em princípios agroecológicos, ainda são práticas pouco empregadas no Sudeste do Pará, mesmo em Assentamentos Ambientalmente Diferenciados. O Projeto de Assentamento Boqueirão fica localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, área de amortecimento do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (PESAM). A problematização deste estudo relaciona-se a análise de fatores que afetam iniciativas de produção agroecológica e utilização consciente de elementos da floresta no Assentamento Boqueirão. A metodologia pautou-se em observações de campo, análise documental, promoção de oficinas de troca de saberes/aprendizados e aplicação de questionários semi-estruturados. A sistematização e análise dos dados, deu-se através da estatística descritiva e análise da oralidade e percepção das falas dos agricultores. Verificou-se que no PA Boqueirão, especialmente após a instituição do Conselho Gestor do PESAM pelo IDERFLOR-BIO e a disponibilização de Serviços de Assistência Técnica pelo INCRA, vem sendo desenvolvidas algumas ações de educação ambiental, implantação de Sistemas Agroflorestais, Recuperação de Áreas Alteradas e capacitações em sistemas produtivos de baixo impacto. O aproveitamento de produtos da biodiversidade local, para consumo pelos agricultores, ocorre desde o início da ocupação, com destaque para o açaí, coco babaçu, murici, bacuri e castanha-do-pará. No entanto, a principal atividade econômica desenvolvida no Projeto de Assentamento Boqueirão atualmente é a pecuária leiteira, sendo a produção de base ecológica e o agroextrativismo pouco representativos na composição da renda. Constatou-se, que dentre 9 os fatores que afetam o desenvolvimento destas práticas, destacam-se a dificuldade de acesso a linhas de crédito específicas, redução significativa da cobertura vegetal arbóreaarbustiva do PA, descontinuidade e dificuldade de aplicação das capacitações, falta de estrutura para beneficiamento/armazenamento/agregação de valor aos produtos, utilização de pacotes tecnológicos impactantes, características edafoclimáticas e disponibilidade de água nos lotes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1495361 - ANDREA HENTZ DE MELLO
Interno - 418.331.802-59 - LUIS MAURO SANTOS SILVA - UFPA
Externo ao Programa - 1715683 - ULISSES BRIGATTO ALBINO
Externo à Instituição - Romier da Paixão Sousa
Notícia cadastrada em: 02/09/2019 09:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker