Notícias

Banca de DEFESA: GILMAR ALVES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILMAR ALVES DE SOUZA
DATA: 14/04/2020
HORA: 16:00
LOCAL: CONFERENCIA WEB
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE KIT EXPERIMENTAL DE ELETRICIDADE PARA ENSINO APRENDIZAGEM EM FÍSICADESENVOLVIMENTO DE KIT EXPERIMENTAL DE ELETRICIDADE PARA ENSINO APRENDIZAGEM EM FÍSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, Kit Experimental de Eletricidade, Ensino Médio.


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma sugestão didática voltada à realização de atividade experimental utilizando o kit experimental como instrumento de ensino aprendizagem com alunos do ensino médio de uma escola da rede pública estadual na cidade de Brejo Grande do Araguaia - Pará. Destaca-se sobre aplicação do conteúdo de Física com ênfase em alguns conceitos de Eletricidade por meio de experimentos (kit experimental) potencialmente significativos para o ensino aprendizagem eficiente. Essas atividades têm essencial importância na metodologia de ensino aprendizagem, pois são as próprias que agregam a teoria e a prática, a ciência e o dia a dia do estudante. Acredita-se que não basta apenas planejar uma nova sugestão de atividade de ensino, é necessário que tal sugestão seja acessível e praticável para maior parte dos professores. É preciso fornecer apoio aos professores por meio de um material de base, para que possam potencializar e incrementar suas atividades pedagógicas referentes à experimentação. Nesse contexto surge a ideia de desenvolver um kit experimental didático usando materiais que possam ser encontrados facilmente e que sejam de baixo custo. A ideia é que o próprio professor construa o kit, sem gastar muitos recursos financeiros e tempo. Pois a carga horária da disciplina de Física são apenas 03 (três) aulas por semana dificultando a construção do kit. Tudo isso, no sentido de permitir um fácil acesso às atividades experimentais e à relação da teoria com a prática dos temas trabalhados nas aulas. No campo teórico, o trabalho fundamentase na aprendizagem significativa de Ausubel. A metodologia utilizada nesse trabalho contou com a aplicação de um instrumento pedagógico e avaliação, respectivamente, roteiros e questionários avaliativos de aprendizagem. Este instrumento permitem estruturar as atividades e avaliar o nível de compreensão, de satisfação a respeito dos conceitos desenvolvidos nos experimentos. Portanto, os resultados são apresentados por meio de gráficos, após a análise e correlação dos dados adquiridos pelos alunos. Enfim, conclui-se que o desenvolvimento de atividades usando o kit experimental que tem como finalidade possibilitar ao aluno conhecer, comparar e utilizar os conceitos físicos apresentados relacionando no seu dia a dia. Além disso, as atividades buscam desenvolver a capacidade de investigação física para que o estudante seja capaz de classificar, organizar, sistematizar, identificar regularidades, capacidade de execução, aliadas a teorias de ensino e a instrumentos pedagógicos de avaliação que proporcionam resultados satisfatórios para o ensino aprendizagem de Física.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2110804 - ANDREA DE LIMA FERREIRA NOVAIS
Externo à Instituição - CINTHIA MARQUES MAGALHÃES PASCHOAL
Presidente - 1871868 - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 13/04/2020 16:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker