UTILIZAÇÃO DE UM E-BOOK COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL
Física Moderna, Teoria da Relatividade, E-book, TIC, Ensino Médio.
Considerando a crescente nos conhecimentos científicos contemporâneos e suas influências no entendimento do mundo atual, a presença cada vez mais marcante das tecnologias no cotidiano e a necessidade de conectar o estudante e adaptá-lo a essa realidade, este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de fornecer alternativas metodológicas para o processo de ensino e aprendizagem da Física Moderna, com foco na Teoria da Relatividade Especial, no Ensino Médio. Foi elaborado um E-book, a ser aplicado em uma sequência de aulas, atividades e leituras, que em conjunto, norteiem a aprendizagem, contextualizando o conhecimento trabalhado de modo a produzir sentido aos conteúdos estudados em sala de aula. Como uma TIC, o E-book se mostra como uma eficaz ferramenta capaz de motivar o estudante a buscar informações e organizar esse conhecimento, seja pelas possibilidades de ampliação das relações com aplicações no mundo atual, seja pela facilidade de acesso e gosto pessoal dos estudantes por mídias digitais, internet e socialização de informações. Os resultados obtidos são satisfatórios, e representam uma ferramenta com potencial significativo para a evolução das práticas pedagógicas.