Banca de DEFESA: EDNA MARIA DINIZ PIMENTA

DISCENTE: EDNA MARIA DINIZ PIMENTA
DATA: 26/05/2020
LOCAL: CONFERENCIA WEB

UM JOGO DE TABULEIRO PARA ENSINAR E APRENDER FÍSICA“NA TRILHA DO V ou F”

Ensino de Física; Ludicidade; Jogos; Aprendizagem; Eletrodinâmica.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

O trabalho apresentado tem como objetivo contribuir para melhorar o ensino-aprendizagem da Física e torná-lo mais atrativo, de forma contextualizada, motivadora e mais divertida, ofertando ao aluno a possibilidade de aprender brincando. Sendo assim, o jogo de tabuleiro “NA TRILHA DO V ou F” foi confeccionado usando questões conceituais de Eletrodinâmica, distribuídas em cartas, cada uma contendo duas questões com alternativas “verdadeiro ou falso”, sendo que os jogadores (alunos) devem ler a justificativa das questões falsas que possivelmente apresentem-se na jogada. No produto dessa dissertação consta o manual do jogo, que deverá ser lido atentamente pelos jogadores (alunos) e acompanhado pelo mediador (professor). Portanto, esse jogo de tabuleiro pode ser utilizado como um sinônimo de ludicidade, de modo que possa permitir o aumento das habilidades intelectuais e afetivas dos envolvidos no processo. No contexto teórico, a proposta do produto educacional fundamentase na aprendizagem significativa de David Paul Ausubel (1918-2008). A metodologia utilizada na proposta didática contou com a aplicação de questionários avaliativos de aprendizagem, que têm como finalidade neste momento avaliar o nível de aprendizagem dos alunos sobre a Eletrodinâmica e os resultados nessa primeira etapa foram apresentados em forma de gráficos, após a correção e a análise dos dados obtidos. A aplicação do jogo “NA TRILHA DO V ou F” ocorreu nas turmas de 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Walkise da Silveira Vianna na cidade de Marabá/PA, e apresenta-se como um instrumento didático pedagógico e a principal função deste produto é auxiliar o professor nas aulas de Física, de forma que o ensino de Eletrodinâmica se apresente de uma maneira mais significativa.

Presidente - 2131166 - JOSE ELISANDRO DE ANDRADE
Interno - 2313860 - MARIA LIDUINA DAS CHAGAS