ESTUDO DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA VIA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES.
Ensino de Física. Metodologia Ativa. Termodinâmica.
A presente proposta versa sobre relato de experiência da aplicação de um produto educacional, mediante metodologia baseada nos modelos híbridos do ensino de Física, em específico o currículo da segunda lei da termodinâmica, para alunos da segunda série do Ensino Médio. Utiliza-se o modelo rotacional intitulado metodologia ativa, rotação por estações para estudo teórico-prático e experimental. Tendo, portanto, o propósito de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, favorecendo aos alunos um conhecimento proficiente, cuja dinâmica e concepção atrativa do currículo em estudo configura-se como um caminho para a concretização da aprendizagem. Como caminho metodológico da proposta, o Centro de Ensino Darcy Ribeiro será o local de análise em campo. Os sujeitos em estudo compõem a turma 200 da referida escola pública da rede estadual, com sede na cidade de Açailândia-MA. Esse universo de análise, ou seja, os alunos, têm-se como referência de quantidade os dados do educacenso de 2020. Com a aplicação da proposta metodológica de ensino, os alunos e professores responderão ao um questionário fechado, que objetivará uma análise da aplicabilidade do método, bem como da aprendizagem proficiente. Tais dados serão analisados pelo escopo da pesquisa tanto quantitativa como qualitativa, e também será alicerce para a dissertação.