Notícias

Banca de DEFESA: JEAN DE JESUS VIEIRA CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN DE JESUS VIEIRA CARNEIRO
DATA: 05/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual - via Googlo meet
TÍTULO:

ÓPTICA GEOMÉTRICA COM METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA:um guia prático para o estudo dos espelhos planos e esféricos.


PALAVRAS-CHAVES:

Sala de aula invertida. Metodologias ativas. Óptica geométrica.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

O trabalho aqui apresentado trata de um suporte didático com metodologia de sala de aulainvertida para se ministrar óptica geométrica, especificamente no que se refere ao estudo dos espelhos planos e esféricos. Como parte da metodologia aplicada foi elaborada uma sequência didática desenvolvida em sete aulas de 135 minutos cada, onde constamatividadesassíncronas ou síncronas como vide oaulas, video conferências e resolução de exercícios do livro didático ou elaborados na plataforma Google formulários. Para viabilizar a aplicação do planejamento didático foi criado no WhatsApp um grupo de estudos onde professor e alunos interagem buscando a otimização da relação ensino-aprendizagem. É importante salientar que em função da pandemia covid-19 a metodologia de sala de aula invertida de que trata esta dissertação não foi possível ser executada em sua totalidade, uma vez que oprotocolo sanitário exclui a realização de aulas presenciais. Foi elaborado também um suporte didático em óptica geométrica restrita ao estudo dos espelhos planos e esféricos onde constam listasde exercícios e questionários de avaliação do conhecimento. Deseja-se aqui, que este material sirva de modelo para que professores de física, interessados pelo assunto, possam usá-lo em suas atividades laborais no ensino de óptica geométrica. Acredita-se que um material dessa natureza seja de grande relevância no ensino de Física, tendo em vista a carência de metodologias ativas, como a que é proposta aqui. Por outro lado, a realização deste trabalho se justifica pelo fato de nossos alunos estarem cada vez mais desmotivados com a modalidade tradicional que vem sendo praticada o que, sem dúvida, é um fator determinante para os altos índices de evasão e repetência nas escolas públicas da nossa federação. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1835630 - EMERSON BENEDITO SOUSA CORREA
Interno - 2313860 - MARIA LIDUINA DAS CHAGAS
Externo à Instituição - SUELLEN CRISTINA QUEIROZ ARRUDA
Notícia cadastrada em: 14/07/2022 13:30
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker