KIT DIDÁTICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO EFEITO FOTOELÉTRICO USANDO A METODOLIGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA.
kit didático, efeito fotoelétrico, física moderna.
Este trabalho é resultado de um apanhado das contribuições pedagógicas didáticometodológicas do uso das novas tecnologias, especificamente, os sensores robóticos para aplicação e abordagens de conceitos básicos acerca de fenômenos que envolvem o efeito fotoelétrico. Nesse sentido, apresenta-se como objetivo deste, um projeto experimental com a construção de um kit didático como ferramenta facilitadora para o processo de ensino aprendizagem do efeito fotoelétrico usando a metodologia de sala de aula invertida, podendo ser utilizado pelos professores de ensino básico como suporte para a Física Moderna, fazendo uso das contribuições dos modelos de aprendizagem significativa, Ausubel (1968) e Moreira (2012), ensino híbrido (MORAN, 2017), e Campo de Integração Curricular (CIC) em escolas de tempo integral nos finais do ensino fundamental. Dentre os teóricos utilizados na pesquisa estão, além dos supracitados, Caruso (2006), Eisberg (1979) e Präs (2012), dentre outros.