Banca de DEFESA: RUDRISLEY ALVES

DISCENTE: RUDRISLEY ALVES
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Sala 108 - 1º andar do Bloco Central - ICE - Campus III

Objeto de Aprendizagem Q+ Física: assimilação de conceitos de eletrostática em aplicativo para mobile.

Eletrostática; Objetos de aprendizagem; Quiz.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Os avanços nas áreas de ciência e tecnologia na atualidade, também alcançaram a esfera educacional, sendo necessária, assim, mudanças nas técnicas pedagógicas, em que a tecnologia possa ser utilizada como forma de melhorar e tornar mais interessante o processo de aprendizagem. Pensando nisso é que se constituiu a motivação para o tema deste trabalho, que tem como objetivo geral desenvolver e aplicar um objeto de aprendizagem no formato de um Quiz, que possa contribuir na assimilação conceitual de tópicos de eletrostática, e, como objetivo específico, desenvolver um game em formato de Quiz sobre eletrostática para o mobile (celular). A pesquisa tem abordagem mista e os sujeitos foram alunos do terceiro ano do ensino médio do município de Itupiranga-Pará. Para coleta de dados foram utilizados uma ficha de percentual de acertos e três questionários, sendo dois aplicados aos alunos e um aplicado ao professore, a fim de se verificar a eficácia do produto educacional Quiz desenvolvido. Como referencial teórico se utilizou a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, relativo a ocorrência da assimilação por disponibilidade, discriminalidade e estabilidade. Dos dados coletados, foi possível observar que as três formas de ocorrência de assimilação ocorreram, e os alunos conseguiram assimilar melhor os conceitos sobre eletrostática, mesclando a aula do professor com o uso do Quiz. A partir disso, foi possível concluir que os objetos de aprendizagem podem contribuir efetivamente para o ensino de física, pois, além de tornar as aulas mais divertidas e prazerosas, também ajuda no processo de assimilação do conteúdo.

Interno - 1871868 - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA
Presidente - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES