Banca de DEFESA: WILLYAN MATHIAS FORMACHARI DE OLIVEIRA

DISCENTE: WILLYAN MATHIAS FORMACHARI DE OLIVEIRA
DATA: 25/08/2022
LOCAL: Sala da Pós-Graduação - 1º andar do Bloco Central - ICE - Campus III

ROLETA DO SISTEMA SOLAR E GUIA DIDÁTICO NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS VIDENTES E NÃO-VIDENTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Ensino de Astronomia; Guia didático; sequência didática; Jogo da roleta do sistema solar.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

No fundamental, mais especificamente no 9° ano, a disciplina de Ciências, trabalha com alguns conteúdos que podemos considerar uma introdução à Física, como por exemplo, a Astronomia. O ensino atual de astronomia se pauta na Base Nacional Comum Curricular a partir de competências específicas, contudo, os professores parecem apresentar pouco tempo, ou mesmo, falta de conhecimento, para o planejamento escolar, o que dificulta a construção deste saber pelos alunos. Quando se restringe o público aos alunos com deficiência visual, essas competências se tornam menos satisfatórias ainda. Desse modo, esta pesquisa se propôs a produzir um material didático que ajude no processo de difusão dos conteúdos de astronomia, através de um produto educacional formado por um Guia Didático e uma roleta do sistema solar, que aborda conteúdos de astronomia do nono ano do ensino fundamental. A pesquisa tem abordagem qualitativa e tem por base teórica a teoria da compensação proposta por Vygotsky, que é dividida em três tipos: a mística, a biologicamente ingênua e psicologia científica que serão abordadas em uma sequência didática para o ensino de Astronomia na disciplina de Ciências. Nesta sequência, as aulas apresentam metodologias e atividades para serem aplicadas aos alunos com o auxílio de ferramentas como vídeos, material concreto e materiais traduzido para braile. Após a elaboração deste guia e do jogo da roleta do sistema solar, eles foram aplicados para alunos cegos e de baixa visão. Apesar do produto ter sido desenvolvido para o 9º ano do ensino fundamental, participaram por pedido da direção, pois estavam neste horário, alunos do 7º ano, do 8º ano, 9º ano do ensino fundamental e 1º série do ensino médio do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) localizada na cidade de Marabá no estado do Pará, em total de 6 alunos. Antes de aplicar o produto, foi realizada a técnica de grupo focal para mapear os conhecimentos prévios, que mais tarde, seriam trabalhados em sala de aula. Em seguida, aplicado sob a técnica de sala de aula invertida um podcast sobre todos os assuntos contidos na pesquisa, após estes passos, a sequência didática e o Jogo da roleta do Sistema Solar e posteriormente outro grupo focal para analisar se existiu resultado através de uma aprendizagem para estes alunos. Diante dos resultados, foi aplicada a análise discurso para validar as considerações finais da pesquisa que pelo observado gerou crescimento significativo da aprendizagem, mostrando que pode se compensar a perda de sentido pelo planejamento de uma aula lúdica e adaptada.

Externo à Instituição - CAMILA MARIA SITKO MEIRA DOS SANTOS
Interno - 2313860 - MARIA LIDUINA DAS CHAGAS