Notícias

Banca de DEFESA: ANDERSON AMARO VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON AMARO VIEIRA
DATA: 08/03/2026
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual - via Googlo meet - https://meet.google.com/wta-fequ-ubu
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNDAMENTOS DE ASTROFÍSICA NO ENSINO MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física. Astrofísica. Aplicativo Star Astronomy. Aprendizagem Significativa. Física Moderna e Contemporânea.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
RESUMO:

A pesquisa busca responder a seguinte questão: O ensino de Física auxiliado por um aplicativo para dispositivo móvel pode potencializar o aprendizado de alunos do Ensino médio? Assim, neste trabalho foi desenvolvido, na plataforma Android, o aplicativo “Star Astronomy”, com o fim de auxiliar no ensino de Temas da Astrofísica e, a partir de sua utilização, verificar essa hipótese. Na aplicação em sala de aula, foram utilizadas as contribuições teórico-metodológicas das Teorias Cognitiva da Aprendizagem, de David Ausubel, da Espiral, de Jerome Bruner e da Carga Cognitiva, de John Sweller, para embasar a Sequencia Didática, na abordagem do tema “a Evolução, as propriedades e características das estrelas”, com o uso da transposição didática, trazendo acessibilidade do referido tema aos alunos do EM. Toda a abordagem foi realizada com uma turma do 3º ano, da Rede Publica do Estado do Pará. A utilização do aplicativo, associado a uma metodologia de ensino eficaz, evidenciou que esta ferramenta computacional pode ser promissora e trazer resultados significativos, se aplicada adequadamente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO BRITO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1871868 - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA
Externo ao Programa - 2646754 - HUGO PEREIRA KURIBAYASHI
Presidente - 1444994 - LUIZ MOREIRA GOMES
Notícia cadastrada em: 09/03/2023 08:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker