Banca de DEFESA: ROBERTO COSTA NUNES

DISCENTE: ROBERTO COSTA NUNES
DATA: 11/04/2019
LOCAL: Miniauditório da Geologia - Campus II

USO DE ALGORITMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Ensino de Física, Algoritmo, Lógica de Programação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral
ESPECIALIDADE: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física

É notório que a Física é uma ciência bem antiga. Estando em constante evolução promoveu constantes evoluções e revoluções na humanidade, possibilitando desde a compreensão do dia a partir do movimento do planeta até viagens espaciais. Assim como a Física está em constante evolução, o ensino de Física também necessita acompanhar essa evolução, e com o advento de tecnologias digitais as possibilidades de ensino podem ser expandidas e potencializadas. Procurando introduzir os estudantes da educação básica na área da computação, esse estudo se baseia no uso de lógica de programação para construção de algoritmos computacionais voltados para o ensino de Física. O objetivo desse trabalho é fazer com que os alunos busquem a construção de soluções para problemas de Física, elaborando algoritmos de computadores. Para viabilizar esse objetivo, foi utilizado o programa aplicativo VisuAlg para ensinar a lógica de programação na estrutura de um minicurso ofertado aos alunos da educação básica do primeiro ano do ensino médio da escola pública estadual Oneide de Souza Tavares, localizada na cidade de Marabá-PA. Foi necessário utilizar a sala de informática da escola em questão que possibilitou a seleção de 12 alunos. O projeto foi aplicado no mês de agosto de 2018, onde foi possível verificar que os alunos ainda não tinham sido introduzidos na programação e estavam iniciando os estudos de Física, onde apenas 17% dos alunos que formaram o grupo trabalhado conseguiram responder corretamente uma questão que envolve o cálculo de velocidade média e nenhum deles conseguiram resolver uma questão que envolve o cálculo de distância. Após aplicação do minicurso foi possível verificar o ganho que a prática proporcionou para a resolução de problemas de Física, onde ao final 83% dos alunos conseguiram responder corretamente o cálculo de velocidade e 75% conseguiram solucionar o problema de distância.

Externo ao Programa - 2133302 - FRANCO JEFFERDS DOS SANTOS SILVA
Presidente - 2131166 - JOSE ELISANDRO DE ANDRADE