A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO JOGO FAZENDAELÉCTRON
Ensino de Física, Jogos Digitais, Geração e Distribuição de Eletricidade.
O presente trabalho tem como objetivo central, relatar a possibilidade da utilização de Jogos Digitais Educacionais, de forma especifica, o jogo FazendaEléctron, desenvolvido pelo o autor deste trabalho, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências da Natureza, abordando o conteúdo de matéria e energia, proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando proporcionar meios para que os alunos possam adquirir as habilidades de compreender a produção de eletricidade em hidrelétricas e explicar como essa energia chega em suas casas ou escolas. Para a realização desta atividade fez-se uso do estudo de caso como procedimento para a coleta de dados, pois este instrumento permite concentrar a exploração do problema em uma menor unidade de objetos. A partir da análise de dados foi possível notar a viabilidade, do ponto de vista educacional, da utilização dos jogos digitais, em especial o jogo FazendaEléctron, como ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências da natureza. Enfim, por meio do estudo realizado foi possível confirmar que o emprego do Jogo FazendaEléctron nas escolas possibilita aos professores enriquecerem a sua pratica pedagógica, motivando os alunos a buscarem o conhecimento e a despertar a vontade de aprender e, consequentemente, contribuir para que a aprendizagem seja realmente significativa.