Banca de DEFESA: WILLAMY DE OLIVEIRA CAVALCANTE

DATA: 25/04/2019
LOCAL: Miniauditório da Geologia - Campus II

HISTÓRIA EM QUADRINHOS:UMA ABORDAGEM LÚDICA DAS QUESTÕES DE FÍSICA

História em quadrinhos, Proposta Metodológica, Cinemática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

O uso de quadrinhos tem sido feito em diversas áreas na educação devido a sua linguagem simples e universal. Constando esse potencial, o presente trabalho enfoca na confecção de uma HQ como uma forma diferente de se trabalhar na resolução de questões de física, com o objetivo de verificar o seu uso como instrumento metodológico de motivação e didática na aprendizagem significativa no ensino de Cinemática. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de quadrinho, verificou-se que existe uma literatura ampla de seu uso na área de ciências, porém nada em relação a resolução de questões matemáticas. Diante disso, foi elaborado uma proposta metodológica que visa auxiliar o aluno por meio da confecção de uma HQ para diminuir as dificuldades na matemática sem desobedecer a formalidade necessária. Para obter os resultados, realizou-se a aplicação em uma turma de ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos na escola Prof. Tereza Donato de Araújo, Cidade Marabá/PA. Os resultados obtidos mostraram que o produto educacional possui um grande potencial em motivar os alunos a realizarem os cálculos propostos, em especial na resolução de questões de física. Foram realizados dois questionários de opinião com a finalidade de se avaliar a aceitação do produto educacional. Concluiu-se que o produto metodológico apresentado teve uma aprovação expressiva da turma, bem como ficou demonstrado que os motivou na aprendizagem.

Interno - 2110804 - ANDREA DE LIMA FERREIRA NOVAIS
Presidente - 1871868 - FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA