Banca de DEFESA: ELAINE RIBEIRO MOREIRA

DISCENTE: ELAINE RIBEIRO MOREIRA
DATA: 17/05/2019
LOCAL: Miniauditório da Geologia - Campus II

METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: CRIANDO UMA WEBQUEST PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON E SUAS APLICAÇÕES.

Leis de Newton, metodologia ativa, ensino aprendizagem, webquest.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O objetivo deste trabalho é apresentar uma alternativa metodológica no processo de ensino e aprendizagem, através da aplicação de uma Webquest como uma ferramenta educacional no estudo das Leis de Newton e suas principais aplicações, buscando trazer aos alunos um pensamento crítico sobre a utilização da tecnologia e as suas consequências no ensino. Muitos alunos têm dificuldades para assimilar os conteúdos da disciplina de Física pelo fato de não conseguirem visualizar com clareza os fenômenos físicos envolvidos nos assuntos. Para trabalhar esse fato, desenvolvemos um estudo em duas turmas de alunos do 1º ano do ensino médio, ambas pertencente a uma escola pública, localizada na cidade de Marabá no Pará. Para isso, foi elaborada uma webquest como ferramenta educacional dentro das metodologias ativas para estudar o fenômeno das leis de Newton assim como suas aplicações. A aplicação da sequência didática ocorreu em 3 etapas, sendo a primeira destinada a apresentar o projeto e aplicação de um questionário sobre o conteúdo trabalhado afim de coletar dados para verificar a base de conhecimentos prévios dos alunos. A etapa seguinte foi destinada a trabalhar o uso da webquest em grupos de 2 a 3 alunos seguindo suas etapas específicas. A expectativa era de que os alunos compreendessem melhor os conceitos do assunto, visualizassem com mais clareza as Leis de Newton e suas aplicações em questão, para que assim conseguissem aplicar melhor as teorias na prática nos seus cotidianos. Por fim, na última etapa foi realizada uma coleta de dados por meio de uma avaliação aplicada aos alunos semelhante a aplicada na primeira etapa, para verificar se havia indícios de melhoria no aprendizado dos discentes depois da utilização da webquest como ferramenta de estudo. O método de verificação dos resultados não visou a comparação entre as duas turmas, mas sim o desempenho de cada uma delas antes e depois da aplicação da nova metodologia. Os resultados indicaram uma melhora significativa na capacidade de os alunos visualizarem e aplicarem os conceitos estudados.

Externo à Instituição - FRANCISCO FERREIRA DE SOUSA
Presidente - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES