Banca de DEFESA: CAIO FERNANDO ROCHA SILVA

DATA: 28/06/2019
LOCAL: Auditório Central - Campus II

SIMUPHOTON: UM SIMULADOR COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO

Ensino de Física, Efeito Fotoelétrico, Simulação Computacional, Momentos Pedagógicos de Delizoicov.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação tornaram-se presentes nas nossas vidas nos mais diferentes âmbitos sociais. Na área educacional, estudos demonstram que tais tecnologias contribuem para a prática pedagógica docente e, principalmente, no processo de ensino-aprendizagem. Diante da variabilidade de tecnologias, no âmbito educacional, a utilização dos simuladores computacionais se destaca como um recurso pedagógico promissor para a práxis educativa, sobretudo no ensino de física, reduzindo, em muitos aspectos, as dificuldades na transmissão e visualização de conteúdos considerados como abstratos, como é o caso, por exemplo, do efeito fotoelétrico. Neste trabalho objetivamos investigar como uma simulação computacional produzida, intitulada SimuPhonton, pode ajudar o ensino do conteúdo de efeito fotoelétrico no ensino médio. Este simulador a manipulação dos principais parâmetros relacionados ao efeito fotoelétrico, oferecendo aos alunos e professores uma alternativa para o ensino deste importante conteúdo. Para a intervenção didático-pedagógica, foi elaborada uma sequência didática baseada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov (3MP), resultando um total de quatro encontros para o desenvolvimento das atividades propostas, tendo como foco a utilização doSimuPhonton. Os resultados evidenciam que os alunos aprovaram a simulação computacional, como uma ferramenta atraente para se aprender Física. Entretanto, sua utilização deve ser feita de forma planejada e associada a alguma outra metodologia de ensino, para que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo.

Externo à Instituição - JÔNATAS BARROS E BARROS
Presidente - 1739143 - MATEUS GOMES LIMA