HISTÓRIA DA FÍSICA COMO ORGANIZADOR PRÉVIO: O ESTUDO DAS
MÁQUINAS TÉRMICAS
Análise histórica, Termodinâmica, Animação computacional, Ensino-Aprendizagem.
O trabalho consiste em uma nova abordagem de estudo da Física para alunos do segundo ano do ensino médio utilizando o estudo das máquinas térmicas como tema. Em tal abordagem utiliza-se a análise histórica como organizador prévio para o estudo da termodinâmica a partir de recursos
computacionais (animação computacional e aplicativo para smartphone) para estudo teórico-prático, com o intuito de facilitar o processo de ensinoaprendizagem no estudo da Física no ensino médio organizando o conhecimento prévio do aluno, possibilitando assim que ele tenha subsunçores
necessários para a aprendizagem significativa na área. A aplicação destes recursos computacionais, que chamamos de cartilha eletrônica, foi feita em turmas de segundo ano do ensino médio de duas escolas no município de Marabá - Pa (uma pública e outra particular) que somaram um total de 54
alunos sendo 32 de escola particular e 22 de escola pública. Após a aplicação do método proposto os alunos responderam a dois questionários. Os resultados obtidos nos questionários foram animadores assim como a aceitação dos alunos sobre o método aplicado, o que possibilitou o aperfeiçoamento da animação computacional.