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Banca de QUALIFICAÇÃO: JAEL SANCHES NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAEL SANCHES NUNES
DATA: 20/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: 2A PRÉDIO MULTIUSO
TÍTULO:

SABERES DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Um Estudo de Caso na Terra Indígena Mãe Maria


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes Docentes. Educação Indígena e Educação Escolar Indígena. Formação de Professores


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

A educação escolar indígena teve seu início desde os primeiros tempos do Brasil colônia e se configura como uma modalidade de educação básica recente no cenário educacional. Atualmente percebe-se que há diversas discussões sobre experiências de educação escolar em áreas indígenas e os seus princípios básicos das conquistas nas políticas educacionais indígenas e indigenistas que têm sua expressão mais forte na Constituição Federativa do Brasil de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases – LDB, que assegura aos índios a formação básica comum e o respeito aos seus valores culturais e artísticos, assegurada, às comunidades indígenas, o direito à educação escolar, para fortalecer as práticas culturais e a língua materna, garantindo aos povos indígenas, grande autonomia no que se refere à criação, ao desenvolvimento e à avaliação dos conteúdos a serem incorporados em suas escolas, bem explicado no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas - RCNEI, (1998). Em se tratando de educação escolar, faz-se necessário compreender bem sobre os conhecimentos, os saberes, as práticas e as experiências cotidianas dos docentes que atuam no ensino de ciências. O presente estudo tem como objetivo investigar os saberes docentes dos professores no decurso de sua formação e de sua prática pedagógica no ensino de ciências para atuar na Terra Indígena Mãe Maria (TIMM), que, para Tardif (2014), estes saberes, identificados como construção sociais obtidos na trajetória pessoal de cada sujeito, educador ou educando, no chão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e do tipo estudo de caso. Para coleta de dados, estamos utilizando as seguintes técnicas procedimentais, como a observação participante, que além do papel do participante como observador, faremos também a utilização de entrevistas abertas e semi-estruturadas. A pesquisa será realizada com os professores das escolas indígenas da TIMM que atuam no ensino de ciências. Para seu desenvolvimento se faz necessário discutir de forma analítica os temas importantes como: a construção dos saberes docentes, a educação escolar indígena e a formação de professores. O resultado nos permitirá perceber se os saberes docentes construídos ao longo da sua trajetória e na sua prática pedagógica, os professores conseguem articular ou não aos conhecimentos tradicionais indígenas ao ensino de ciências nas escolas indígenas da TIMM, de acordo com os seus projetos educacionais. Além de analisar a importância da formação inicial e continuada do professor para o atendimento das especificidades e princípios da educação escolar indígena referente aos processos de ensino e aprendizado das ciências naturais.       


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA
Interno - 1315656 - ALESSANDRA DE REZENDE RAMOS
Externo ao Programa - 1102772 - JOSE SAVIO BICHO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3103064 - CLAUDIO EMIDIO SILVA
Notícia cadastrada em: 10/02/2020 20:44
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