Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ COSTA FARIA

DISCENTE: MARIA JOSÉ COSTA FARIA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: MINI AUDITORIO DO IGE

Análise do perfil formativo de professores de química na perspectiva da educação inclusiva

Formação de professores de Química. Ensino. Educação inclusiva

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O estudo aborda a temática da formação inicial de professores de Química considerando a transversalidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nos currículos dos cursos de licenciatura em Química de duas universidades públicas no Pará e São Paulo. Objetivando analisar a formação inicial em Licenciatura em Química quanto às temáticas da educação especial na perspectiva da educação inclusiva em duas universidades públicas e comparar a trajetória formativa dessas duas universidades públicas no curso de licenciatura em Química. Apresenta como questão central: Analisar como está sendo ofertada a formação inicial em Licenciatura em Química quanto às temáticas da educação especial na perspectiva da educação inclusiva em duas universidades públicas e comparar a trajetória formativa dessas duas universidades públicas no curso de licenciatura em Química no que se refere as atividades curriculares na área de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. As questões problematizadoras suscitaram os estudos que foram pautadas com os questionamentos que buscaram identificar as atividades curriculares desenvolvidas pelas instituições de educação superior Unifesspa e Unesp que discutiam temáticas e conteúdos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva para compreender como os acadêmicos do curso de Licenciatura em Química avaliam suas aprendizagens nas atividades curriculares ofertadas na área de educação especial na perspectiva da educação inclusiva nas IESs e analisar nas atividades que as instituições Unifesspa e Unesp oferecem nas diferentes etapas de formação aos acadêmicos o perfil formativo. Esses questionamentos nos impulsionam a investigarmos se as disciplinas e conteúdos formativos normatizados na Matriz curricular dos cursos garantem uma formação inicial aos professores na perspectiva de uma prática inclusiva que assegurem na prática em sala de aula o acesso e permanência dos alunos público alvo da educação Básica a partir da efetivação dos saberes do professo de química em sala de aula. A pesquisa é qualitativa, com estudo comparativo, os sujeitos participantes são os coordenadores dos Cursos de licenciatura em Química das IES’s, os professores formadores que ministraram disciplinas na área de inclusão. Os dados foram constituídos com aplicação de técnicas como questionários semiestruturado, entrevista e grupo focal. Foram ainda sistematizados e estão em análise com base em categorias a partir dos conteúdos obtidos. Para fundamentar os estudos e análises da pesquisa qualitativa consultamos obras de autores como Gatti,(2012), fundamentando o grupo focal, Lakatos e Marconi (2003),Gil (2008), Bogdan e Bikle (1994).Quanto a formação de professores: Rabelo (2016), Camargo (2016), Mol (2019), Mortimer e Santos (1999), Nardi (2009). Soma-se os documentos oficiais e normativos que legalizam a educação inclusiva e a acessibilidade: como: L.D.B-9394/96, LBI-13.146/2015, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação do Professor da Educação Básica. Espera-se com os resultados mapear fatores e condicionantes significativos nesse processo formativo, o que poderá vir a revelar uma resposta favorável de formação na perspectiva da educação inclusiva.

Presidente - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO
Interno - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA