Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE SILVA DE SOUZA

DISCENTE: HENRIQUE SILVA DE SOUZA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Sala 116, 1º Piso, Bloco Central, Unidade III

Discurso e linguagem matemática na aprendizagem de física por alunos cegos

Discurso matemático. Linguagem matemática. Sistema Braille. Aprendizagem de Física. Alunos cegos.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, intitulada “Discurso e Linguagem matemática na aprendizagem de Física por alunos cegos” objetivou analisar os aspectos da aprendizagem de física por alunos cegos considerando-se a linguagem e o discurso matemático na relação entre Física e Matemática e a escrita no Sistema Braille. Ao aproximarmos duas áreas que se correlacionam como a Física e a Matemática, fundamental é compreender a relação existente entre ambas, de modo que, na Física, a matemática não seja entendida apenas como ferramenta, mas, em aspecto maior, num nível mais elevado, desempenhando assim uma função mais pragmática, inclusive no que diz respeito à sua constituição como linguagem e discurso. Em relação ao processo de aquisição do conhecimento, destaca-se que, configurado no processo educacional, as formas de busca deste conhecimento, “calcado, sobretudo, nas premissas do sistema visual e oral, trazem, em seu contexto, preocupações em relação às pessoas cegas, especialmente no que se refere ao processo ensino e aprendizagem” haja as especificidades existentes nesse processo.
Para tanto, a fim de alcançar o objetivo geral proposto nesta pesquisa fez-se necessário também: compreender a matemática como discurso e linguagem; investigar o sistema de escrita do aluno cego; compreender as características da aprendizagem de Física por alunos cegos a partir do uso do sistema Braile. Alguns aspectos foram evidenciados como, por exemplo, questões estruturais relacionadas à representação de conteúdos da física que, consequentemente, trazem a essência matemática consigo, haja vista que diferentemente da escrita na língua portuguesa, no Sistema Braille a escrita é linear, o que podemos, pautado na literatura apresentada, chamar de uma especificidade gramática própria. Tendo em vista essa especificade, apresentada como uma dentre muitas, faz-se urgente pesquisas que busquem tratar de aspectos voltados para a relação entre áreas como física e matemática e a constituição dessas enquanto linguagem e discurso, mas que tenham como foco a aprendizagem, tanto de física como de matemática, por alunos cegos.

Presidente - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Interno - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO