TESSITURAS SOBRE AVALIAÇÃO: desvelando o habitus docente na prática educativa de professores de matemática
Práticas avaliativas; Habitus avaliativo docente; Avaliação de Professores de Matemática.
Os estudos de Hoffmann (2005, 2013, 2017a, 2017b), Luckesi (2002, 2014, 2018), Perrenoud (1999, 2007), Hadji (2001), Moretto (2014) e Freire (2002) evidenciam a necessidade de repensar as práticas avaliativas assumidas no cotidiano escolar, especialmente se acreditamos em uma educação capaz de instigar a autonomia do discente e de resistir aos métodos silenciadores da voz discente. Tal discussão instigou essa investigação que tem como objetivo geral, investigar, para compreender, o habitus avaliativo docente subjacente às práticas de professores de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, utilizando a ideia central da teoria de Bourdieu (1997, 2000, 2003, 2004, 2007a, 2007b, 2009, 2011, 2015b), que é a do habitus, admitindo a presença do habitus avaliativo docente e de especificidades próprias no habitus avaliativo de professores de matemática, apoiamos essa reflexão a partir do diálogo da literatura acadêmica e de evidências encontradas na prática educativa. Como metodologia dessa investigação utilizamos levantamento bibliográfico, realização de oficina pedagógica, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas no anseio de evidenciar as percepções e práticas docentes correlacionando-as com o habitus incorporado. A análise das informações nos revelaram intencionalidades presentes nas práticas avaliativas desenvolvidas, as quais permitiram a compreensão do habitus naturalizado e assumido, mesmo que inconscientemente pelos professores.