Banca de DEFESA: CARLESOM DOS SANTOS PIANO

DISCENTE: CARLESOM DOS SANTOS PIANO
DATA: 30/06/2010
LOCAL: Acesso virtual: https://meet.google.com/pgb-pdgr-rue

Estórias que ensinam matemática: um olhar para o discurso matemático em livros paradidáticos

Livros paradidáticos. Narrativas ficcionais. Rotinas matemáticas. Discurso matemático.

ÁREA: Multidisciplinar

Este estudo apresenta um olhar para os aspectos do discurso matemático em livros paradidáticos de matemática, em especial, aos que são constituídos por narrativas ficcionais. De maneira específica buscou-se Identificar as rotinas do discurso matemático escolar mais frequentes em estórias ficcionais e analisar a relação entre desenvolvimento da trama das estórias e a realização do discurso matemático escolar nos livros paradidáticos de matemática. A pesquisa está embasada nos pressupostos teóricos de Sfard (2008) que caracteriza a matemática e sua aprendizagem em termos discursivos, além das concepções de Marcuschi (2008) e Bronckart (1999) no tratamento da linguagem, gêneros textuais e gênero narrativo ficcional, os quais compreendem os gêneros de textos como uma realização sociodiscursiva. É uma pesquisa qualitativa e trata-se de uma análise dos livros paradidáticos de matemática disponíveis no acervo do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da Faculdade de Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Os resultados revelaram a presença de quatro tipos específicos de rotinas matemáticas, sendo elas, as de resolver problemas, resolver exercícios, de explorar curiosidades e de provar. Essas são denominadas rotinas de exploração que foram identificadas nos atos dos personagens em cada etapa das sequências narrativas analisadas. Esta análise possibilitou apresentar aspectos positivos e negativos quanto à ideia inicial de que os paradidáticos de matemática pudessem ser recursos eficientes para viabilizar o ensino e aprendizagem da matemática. Essa discussão é de grande relevância para os estudos na área, porém pouco debatida, podendo refletir na publicação de materiais de alta qualidade discursiva que possam cumprir com seu papel, neste caso, o de ensino e aprendizagem da matemática por meio de narrativas ficcionais em livros paradidáticos.

Presidente - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Interno - 512.401.902-63 - EMERSON BATISTA GOMES - UFMT