Estórias que ensinam matemática: um olhar para o discurso matemático em livros paradidáticos
Livros paradidáticos. Narrativas ficcionais. Rotinas matemáticas. Discurso matemático.
Este estudo apresenta um olhar para os aspectos do discurso matemático em livros paradidáticos de matemática, em especial, aos que são constituídos por narrativas ficcionais. De maneira específica buscou-se Identificar as rotinas do discurso matemático escolar mais frequentes em estórias ficcionais e analisar a relação entre desenvolvimento da trama das estórias e a realização do discurso matemático escolar nos livros paradidáticos de matemática. A pesquisa está embasada nos pressupostos teóricos de Sfard (2008) que caracteriza a matemática e sua aprendizagem em termos discursivos, além das concepções de Marcuschi (2008) e Bronckart (1999) no tratamento da linguagem, gêneros textuais e gênero narrativo ficcional, os quais compreendem os gêneros de textos como uma realização sociodiscursiva. É uma pesquisa qualitativa e trata-se de uma análise dos livros paradidáticos de matemática disponíveis no acervo do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da Faculdade de Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Os resultados revelaram a presença de quatro tipos específicos de rotinas matemáticas, sendo elas, as de resolver problemas, resolver exercícios, de explorar curiosidades e de provar. Essas são denominadas rotinas de exploração que foram identificadas nos atos dos personagens em cada etapa das sequências narrativas analisadas. Esta análise possibilitou apresentar aspectos positivos e negativos quanto à ideia inicial de que os paradidáticos de matemática pudessem ser recursos eficientes para viabilizar o ensino e aprendizagem da matemática. Essa discussão é de grande relevância para os estudos na área, porém pouco debatida, podendo refletir na publicação de materiais de alta qualidade discursiva que possam cumprir com seu papel, neste caso, o de ensino e aprendizagem da matemática por meio de narrativas ficcionais em livros paradidáticos.