Banca de DEFESA: IRAN MEDRADA DA SILVA

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada

Esta pesquisa tem como objetivo central investigar conhecimentos etnomatemáticos Parkatêjê, fazendo a contextualização desses saberes para esta comunidade indígena, e como ocorre os processos de transmissão e renovação desses saberes, destacando a importância da Etnomatemática para o ensino na escola indígena, relacionando com a prática escolar indígena e as possibilidades deste estudo contribuir para a educação matemática desenvolvidas nas escolas indígenas. O estudo foi realizado a partir da perspectiva da Etnomatemática, uma vez que essa abordagem considera os diferentes modos de se produzir matemática em distintos grupos culturais. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se da pesquisa qualitativa com procedimentos inspirados na etnografia para análise dos saberes matemáticos produzidos e/ou praticados pelo povo indígena Parkatêjê (também conhecidos, juntamente com os Akrãtikatêjê e os Kỳikatêjê por Gavião do Pará) em suas atividades diárias. O estudo também traz a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos nesses contextos e sua articulação com os conhecimentos matemáticos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmando a ideia de que não há apenas uma forma de matematizar. A abordagem Etnomatemática proporcionou observar, a partir de seus conceitos, que o povo Parkatêjê possui um saber matemático utilizado em suas ações diárias, em função de sua sobrevivência, favorecendo também as relações/diálogos com as sociedades que se relacionam com a comunidade indígena Parkatêjê, o estudo também pode contribuir para a educação matemática, haja vista que toda a sociedade desenvolve sua maneira particular de matematizar situações problemas que envolve seu cotidiano o estudo pode ainda auxiliar professores em formação referente aos conhecimentos em Etnomatemática indígena.

Presidente - 2556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Interno - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA