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Banca de QUALIFICAÇÃO: DHANIELLA CRISTHINA DE BRITO OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DHANIELLA CRISTHINA DE BRITO OLIVEIRA
DATA: 13/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: 2A PRÉDIO MULTIUSO
TÍTULO:

Narrativas docentes sobre o ensino de Química em unidades prisionais do Estado do Pará e suas contribuições para o Letramento Científico e Tecnológico


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química; Letramento Científico e Tecnológico e Narrativas Docentes.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

Ao longo dos séculos as sociedades desenvolveram várias formas de repreensão àqueles que infringissem suas legislações. No século XXI a pena predominante, de acordo com legislação própria de cada país, é a restrição de liberdade. Duas percepções são verificadas socialmente quanto ao modo de aplicação desta pena, uma requer que o indivíduo seja ajustado a legislações vigentes mediante coação, intimidação, entre outras práticas congruentes a estas. Outra perspectiva aborda que sejam elaborados programas de reeducação a essas pessoas de modo a minimizar a probabilidade de reincidirem a atividades ilícitas. A partir do entendimento de que o conhecimento químico pode apresentar relação com o desenvolvimento da cidadania, o objetivo da presente pesquisa é investigar como professores atuantes em presídios do Estado do Pará entendem e configuram propostas relativas ao ensino de Química, buscando compreender as possibilidades de favorecimento do Letramento Científico e Tecnológico dos estudantes apenados. Para isso a pesquisa qualitativa foi desenvolvida com um campo empírico constituído pelas narrativas de dois professores de Química atuantes como docentes em turmas em presídios há mais de cinco anos. As entrevistas foram gravadas, transcritas, textualizadas e transformadas em mônadas - dispositivo metodológico da teoria narrativa. Como resultados são apresentadas 26 mônadas as quais demonstram que os professores exercem a docência de modo que, o conteúdo da grade curricular utilizada seja relacionado diretamente com o contexto de vida dos alunos e que favoreça a tomada de decisão pessoal e coletiva consciente mediante o conhecimento dos conteúdos químicos. Tem-se ainda que o modo de realização das aulas segue de maneira tácita, conforme verificação efetuada pelos docentes em cada turma que atuam, além ainda da apropriação de didáticas, materiais didáticos e modo de avaliação próprio, elaborado por cada professor conforme considera necessário ao desenvolvimento de competências que permitam aos alunos exercerem sua cidadania.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA
Interno - 002.002.390-15 - ÁTTICO INÁCIO CHASSOT - UFRGS
Externo à Instituição - GERSON DE SOUZA MÓL
Notícia cadastrada em: 10/08/2020 17:31
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