Banca de DEFESA: ALICE SILAU AMOURY NETA

DISCENTE: ALICE SILAU AMOURY NETA
DATA: 23/10/2020
LOCAL: Virtual - sala do Google Meets

Educação para Saúde no Ensino de Ciências: Currículo Comum, Saberes e Práticas Docentes

BNCC; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Educação para saúde.

ÁREA: Multidisciplinar

AMOURY NETA, Alice Silau. Educação em saúde no ensino de Ciências: currículo comum, saberes e concepções docentes. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, 2020.
A Educação em Saúde por meio do ensino comum se constitui como maneira pertinente de promover-se a saúde individual e coletiva dos escolares e da sociedade. No entanto, embora a BNCC preveja conteúdos em saúde a serem trabalhados por meio do componente curricular de Ciências, uma prática docente qualitativa é resultado dos saberes desenvolvidos pelos professores em dada área. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar o currículo comum, os saberes e as concepções docentes em relação à Educação em Saúde no ensino de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas de Marabá-PA. Para tal, foi realizada análise da BNCC, afim de identificar-se as habilidades em saúde planejadas para ensino nessa modalidade escolar. Por meio da aplicação de questionários aos professores da rede pública municipal, investigou-se os saberes e as concepções que permeiam a prática pedagógica de Educação em Saúde nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam que a BNCC apresenta a Educação em Saúde sobretudo enquanto abordagem de promoção de saúde e privilegia a temática por meio do componente curricular de Ciências. No entanto, as concepções docentes concentram-se prioritariamente em visões restritas, concentradas sobretudo no anseio pela prevenção de agravos em saúde dos escolares. Os professores em exercício demonstraram o desenvolvimento de saberes desde a formação inicial, importantes para o exercício da profissão no ensino de temáticas relacionadas à saúde. No entanto, devido a profissão docente tratar-se de uma atuação que se renova, no que diz respeito às demandas sociais às quais deve responder, momentos de formação continuada relacionadas à área podem colaborar efetivamente com as práticas docentes em Educação em Saúde e devem ser incentivados.

Presidente - 2242458 - ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
Interno - 2190619 - NARCISO DAS NEVES SOARES