Banca de DEFESA: ALCICLEIDE PEREIRA DE SOUZA

DISCENTE: ALCICLEIDE PEREIRA DE SOUZA
DATA: 20/11/2020
LOCAL: Sala de aula virtual

O PIBID de matemática no contexto paraense: um olhar sob a ótica das dimensões normativa, formativa e de desenvolvimento profissional

Pibid de Matemática. Dimensão Normativa, Formativa e de Desenvolvimento Profissional. Formação Inicial de Professores. Estudo de Caso.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

O presente trabalho objetiva investigar, para compreender, o PIBID enquanto programa de formação inicial de professores de matemática no contexto paraense. Nesse prisma, a pesquisa se desenvolveu sob uma abordagem qualitativa, dispondo do estudo de caso de caráter exploratório como estratégia metodológica, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica, análise de documentos no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes em editais, portarias e decretos de 2007 aos dias atuais, para compor o caso. Usufruindo dos entendimentos de Tardif (2002, 2007), Shulman (1986) e Fiorentini (2004), sobre a importância da formação docente para nos constituirmos professor. No decorrer das investigações, buscamos compreender o PIBID no âmbito de três dimensões constitutivas, a saber: Dimensão Normativa, Dimensão Formativa e Dimensão de Desenvolvimento Profissional. Nesse contexto, destacamos a relevância do PIBID para a formação inicial de professores, por ser um programa que fomenta os cursos de licenciatura, proporcionando aos discentes, ainda durante a graduação, experienciar metodologias e práticas pedagógicas, constituídas em ambiente de interface entre escola e universidade, possibilitando romper entraves que inviabilizam estarem aptos as adversidades impostas pela atividade docente.

Presidente - 512.401.902-63 - EMERSON BATISTA GOMES - UFMT
Interno - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO