O Clube de Ciências como estratégia facilitadora de aprendizagem
Letramento científico; Ensino; Educação não formal
A experimentação é melhor ferramenta de aprendizado, principalmente quando se trata de disciplinas que envolvem a Ciência da Natureza. Grande parte das escolas do ensino fundamental, do Município de Marabá, não dispõe de práticas didáticas que auxiliem na construção do conhecimento e no processo de experimentação. Este cenário pouco atrativo reflete o valor de 0,564 do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal de escolaridade de Marabá. Como alternativa, a implementação de um espaço não formal de educação, o Clube de Ciências, pode auxiliar na redução destas carências estimulando o interesse dos alunos. Nestes espaços, alunos do ensino fundamental e médio podem participar de uma dinâmica de atividades teóricas e práticas focadas no “letramento científico”. O presente estudo trata-se de uma pesquisa colaborativa com o objetivo de estabelecer uma ponte entre a universidade e a escola, por meio do clube de ciências e analisar o comportamento dos alunos nesse processo de Alfabetização e Letramento científico. Os dados foram obtidos por meio de análise de documentos, produzidos ao decorrer do projeto. Desse modo, a pesquisa é de natureza qualitativa uma vez que se faz uso da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin na interpretação dos conceitos sobre ciências pelos alunos que serão explorados o com auxílio de software MAXqda e pelos registros de observações no diário de bordo realizados pela autora.