Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ COSTA FARIA

DISCENTE: MARIA JOSÉ COSTA FARIA
DATA: 17/12/2020
LOCAL: virtual Google Meet https://meet.google.com/nmk-fyrm-opo

ANÁLISE DO PERFIL FORMATIVO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DE FORMADORES E LICENCIANDOS

Formação de professores de Química. Licenciatura em Química. Educação inclusiva

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O estudo aborda a temática da formação inicial de professores de Química considerando a transversalidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva nos currículos dos cursos de licenciatura em Química de duas universidades públicas no Pará e São Paulo. Objetivando analisar a formação inicial na Licenciatura em Química quanto às temáticas da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, comparando as trajetórias formativas nas experiências de duas instituições de educação superior/IES: federal e estadual. A questão central orientadora do estudo, abordou: Como está sendo ofertada a formação inicial em Licenciatura em Química quanto às temáticas da educação especial na perspectiva da educação inclusiva em duas universidades públicas federal e estadual e que aspectos as trajetórias formativas dessas duas universidades públicas no curso de licenciatura em Química? Buscou-se identificar as atividades curriculares desenvolvidas pelas instituições de educação superior Unifesspa e Unesp que discutiam temáticas e conteúdos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva para compreender como os licenciandos do curso de Licenciatura em Química avaliam e apresentam suas expectativas de aprendizagens nas atividades curriculares ofertadas pelas universidades, refletindo sobre as atividades que as instituições oferecem nas diferentes etapas de formação e o perfil formativo decorrente. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa, com estudo comparativo, entre instituições públicas. Os participantes colaboradores do estudo foram coordenadores dos Cursos de licenciatura em Química das IES, professores formadores que ministraram disciplinas na área de educação especial/inclusiva e licenciandos dos cursos de Licenciatura em Química. Os instrumentos utilizados para constituição dos dados da pesquisa foram questionários, roteiro de entrevista semiestruturado e técnica de grupo focal. Como resultados deste estudo, foi possível analisar que os documentos institucionais estão organizados fundamentados nas bases legais e diretivas, com vistas à promoção uma formação dos licenciandos em Química na perspectiva de uma prática educacional inclusiva, no entanto, percebeu-se que na organização e desenvolvimento do currículo, a oferta das disciplinas, o processo formativo não atingia de modo qualificado as expectativas de licenciandos e formadores, os quais expressam o sentimento de despreparo para uma atuação docente na perspectiva da inclusão escolar, o que demanda adequações na organização do currículo, com oferta de disciplinas da área da educação inclusiva, identificou-se ainda nas instituições a existência de atividades curriculares na área de Educação Especial na perspectiva inclusiva, nas quais temáticas e conteúdos são explorados com diferentes organizações institucionais aos licenciandos de Química, porém o estudo evidenciou um equívoco reiterativo quanto a compreensão que a disciplina de Libras por si só é suficiente para atender as demandas da área da educação especial na perspectiva inclusiva. Conclui-se que os projetos pedagógicos de cursos das IES analisados requerem uma revisão quanto ao quantitativo da oferta de disciplinas contemplando temáticas da educação inclusiva na matriz curricular e uma melhor qualidade nas estratégias de formação. Considera-se a necessidade em desenvolver uma política interna de formação continuada aos formadores, assim como ampliar a oferta aos licenciandos de: eventos, oficinas, ateliê pedagógico, minicursos com temáticas sobre educação especial/inclusiva com potenciais de aprimoramento da formação inicial na licenciatura em Química.

Presidente - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO
Interno - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA