Banca de DEFESA: CREMILDA PERES CANGUSSU DE ABREU

DISCENTE: CREMILDA PERES CANGUSSU DE ABREU
DATA: 30/10/2020
LOCAL: Google meet

DEMANDAS E PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas

Formação continuada de professores. Ensino de ciências. Educação Especial. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O presente estudo versa sobre as demandas e processos formativos de professores que ensinam as Ciências da Natureza e neste contexto questiona-se “Quais as contribuições de uma proposta de formação continuada desenvolvida a partir de demandas de professores que ensinam ciências para práticas pedagógicas inclusivas com alunos público alvo da educação especial em escolas públicas de ensino médio”? Com esta pesquisa pretendeu-se analisar as contribuições de uma proposta de formação continuada de professores que ensinam ciências, estruturado com base nas demandas desses profissionais no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas com alunos público-alvo da educação especial/PAEE. A pesquisa se desenvolveu pautada em uma abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, com método de análise qualitativa de conteúdo. Participaram da pesquisa: a pesquisadora, nove professores de ciências de três escolas públicas do ensino médio no município de Marabá/Pará, duas bolsistas de iniciação científica PIBIC/CNPq; PIBIC/FAPESPA. Utilizou-se técnica de grupo focal; entrevista com o roteiro de questões disparadoras que dinamizaram diálogos e reflexões gravados e transcritos, que sistematizou um conjunto de necessidades formativas dos professores de ciências referente ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas; foi estruturado e desenvolvido um curso na modalidade semipresencial em ambiente virtual de aprendizagem/AVA em quatro módulos totalizando 180 horas e aplicação de questionário. Com base nos dados, originou-se duas categorias de análise: 1) Demandas formativas do professor no campo da educação especial e os desafios da prática pedagógica para o ensino inclusivo de ciências; 2) Estratégias de formação e indicadores de aprendizagens profissionais de professores que ensinam ciências. Os resultados apontaram que a formação continuada com proposta curricular pautada em demandas formativas do professor, incidiram em reflexões, repensar e reconstruir a própria prática, norteados em princípios e estratégias pedagógicas acessíveis para o ensino inclusivo de ciências, contribuindo assim com o desenvolvimento profissional. A pesquisa colaborativa, propiciou o desenvolvimento de uma experiência formativa na área de educação especial, que contribuíram em redimensionamentos na prática pedagógica dos professores participantes que ensinam ciências. O processo formativo, não pretendeu sanar a totalidade de lacunas e/ou demandas de formação, mas pretendeu desenvolver uma experiência na qual com acompanhamento sistemático e análises científicas identificassem as contribuições que pudessem fornecer subsídios à políticas de formação de professores nas Redes de ensino no que concerne a efetividade dos princípios da educação inclusiva, aplicando currículo e estratégias formativas desenvolvidas no formato semipresencial que mobilizou de modo satisfatório a participação, aprendizados coletivos e aprimoramentos profissionais dos professores que ensinam ciências no ensino médio.

Presidente - 2418119 - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO
Interno - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO