Banca de DEFESA: DHANIELLA CRISTHINA DE BRITO OLIVEIRA

DISCENTE: DHANIELLA CRISTHINA DE BRITO OLIVEIRA
DATA: 26/01/2021
LOCAL: Virtual - Sala do Google Meet

NARRATIVAS DOCENTES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA EM UNIDADES PRISIONAIS DO ESTADO DO PARÁ E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

Ensino de Química; Letramento Científico e Tecnológico; Narrativas Docentes.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Ao longo dos séculos, as sociedades desenvolveram várias formas de repreensão àqueles que infringissem suas legislações. No século XXI a pena predominante, de acordo com legislação própria de cada país, é a restrição de liberdade. Duas percepções são verificadas socialmente quanto ao modo de aplicação desta pena, uma requer que o indivíduo seja ajustado às legislações vigentes mediante coação, intimidação, entre outras práticas congruentes a estas. Outra perspectiva aborda que sejam elaborados programas de reeducação a essas pessoas de modo a minimizar a probabilidade de reincidirem nas atividades ilícitas. A partir do entendimento de que o conhecimento químico pode apresentar relação com o desenvolvimento da cidadania, o objetivo da presente pesquisa é investigar como professores atuantes em presídios do Estado do Pará entendem e configuram propostas relativas ao ensino de Química, buscando compreender as possibilidades de favorecimento do letramento científico e tecnológico dos estudantes apenados. Para isso, a pesquisa qualitativa foi desenvolvida com um campo empírico constituído pelas narrativas de dois professores de Química atuantes como docentes em turmas nos presídios há mais de cinco anos. As entrevistas foram gravadas, transcritas, textualizadas e transformadas em mônadas - dispositivo metodológico da teoria narrativa. Como resultados são apresentadas 34 mônadas, que foram analisadas a partir do estabelecimento de eixos temáticos, as quais demonstram que os professores exercem à docência de modo que o conteúdo da grade curricular utilizada seja relacionado diretamente ao contexto de vida dos alunos e que favoreça a tomada de decisão, tanto pessoal quanto coletiva, consciente mediante o conhecimento dos conteúdos químicos. Tem-se ainda que o modo de realização das aulas segue de maneira tácita, conforme verificação efetuada pelos docentes em cada turma que atuaram, além ainda da apropriação de didáticas e materiais didáticos elaborado por cada professor conforme considera necessário ao desenvolvimento de competências que permitam aos alunos exercerem sua cidadania. Desta forma, estes profissionais criam estratégias que contribuem para que sejam superados os obstáculos enfrentados e para que possam desenvolver sua prática profissional da melhor maneira possível.

Presidente - 681.708.152-15 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA - UEPA
Interno - 002.002.390-15 - ÁTTICO INÁCIO CHASSOT - UFRGS