DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Alfabetização Científica; Formação inicial de professores; Ensino de Química
A evolução das pesquisas sobre o ensino de Ciências fundamentadas pela Filosofia e pela Sociologia da Ciência fortaleceram conceitos como o de Alfabetização Científica (AC) que pode ser compreendido, em resumo, como a capacidade de utilização do conhecimento científico para facilitar a resolução de problemas na vida cotidiana das pessoas em geral. Partindo da compreensão de que o desenvolvimento de habilidades de AC é uma das demandas da educação em Ciências, destaca-se o papel do professor como alfabetizador científico. Assim, pretende-se investigar se a formação inicial de professores de Química numa universidade pública brasileira tem oferecido condições para que os licenciandos desenvolvam suas habilidades de AC. Inicialmente, procedeu-se à análise do Projeto Pedagógico de Curso - PPC da Licenciatura em Química, em busca de elementos capazes de contribuir para a formação docente fundamentada pelos princípios de AC. Utilizando a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), optou-se pela elaboração antecipada das categorias de análise, que emergiram de uma revisão de literatura, realizada em trabalhos com foco na formação inicial de professores de Química e na AC. Constatou-se a, partir da análise, que o PPC da Licenciatura em Química apresenta em seus princípios a maioria dos aspectos abordados pelas categorias de análise, sendo considerado com potencialidades para o desenvolvimento de habilidades de AC dos licenciandos. Numa etapa posterior, pretende-se analisar os níveis de AC dos futuros professores de Química, no início e no final da licenciatura, através de um instrumento denominado Test of Scientific Literacy Skills – TOSLS, desenvolvido por Gormally et al. (2012). Finalmente, a partir de planos de aulas elaborados pelos licenciandos concluintes, pretende-se investigar se existem relações entre os seus níveis de AC e a competência para o planejamento de aulas que promovam o ensino de Química socialmente contextualizado.