Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANE ANDRESSA BICHO DE OLIVEIRA

DISCENTE: LEILANE ANDRESSA BICHO DE OLIVEIRA
DATA: 27/05/2021
LOCAL: Google Meet

"(IN)CERTEZAS DE UM MUNDO MELHOR: concepções de meio ambiente, natureza e educação ambiental e suas implicações nas práticas de professores de Ciências da rede municipal de ensino de Parauapebas - PA"

Educação Ambiental. Práticas Docentes. Concepções. Meio Ambiente. Natureza.

ÁREA: Educação

Vivemos em um tempo de intensa crise ambiental planetária. Temos explicações científicas sobre a origem do Universo e do Planeta Terra, mas, diante do estado de exploração demasiada dos recursos naturais, tememos pelo futuro do mundo para as atuais e futuras gerações. As problemáticas socioambientais suscitam da escola e dos professores, ações de Educação Ambiental para mediar a relação dos estudantes com o meio ambiente. Sob uma perspectiva analítica esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de meio ambiente, natureza, educação ambiental e suas implicações nas práticas dos professores de Ciências da rede municipal de ensino de Parauapebas-PA, tendo em vista a formação de cidadãos para um mundo melhor. Para tanto, participarão desta pesquisa professores de Ciências, do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Parauapebas-PA. Serão utilizados dois questionários on-line, com o intuito de: 1) identificar os professores que trabalham com questões ambientais em suas aulas de Ciências; 2) identificar suas concepções de meio ambiente, natureza e educação ambiental, e como estas se articulam com suas práticas pedagógicas. A pesquisa com os professores que desenvolvem ações de Educação Ambiental partirá de três eixos de investigação: Concepções de Meio Ambiente, Natureza e Educação Ambiental; Educação Ambiental nas práticas pedagógicas de Ciências; Práticas educativas para a construção de um mundo mais sustentável. A análise e interpretação de dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se averiguar concepções, práticas e desafios no desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas municipais de Parauapebas, tendo em vista o compromisso com as mudanças na maneira de sermos e estarmos no mundo.

Presidente - 002.002.390-15 - ÁTTICO INÁCIO CHASSOT - UFRGS
Interno - 1315656 - ALESSANDRA DE REZENDE RAMOS