Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANE ANDRESSA BICHO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILANE ANDRESSA BICHO DE OLIVEIRA
DATA: 27/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

"(IN)CERTEZAS DE UM MUNDO MELHOR: concepções de meio ambiente, natureza e educação ambiental e suas implicações nas práticas de professores de Ciências da rede municipal de ensino de Parauapebas - PA"


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental. Práticas Docentes. Concepções. Meio Ambiente. Natureza.


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Vivemos em um tempo de intensa crise ambiental planetária. Temos explicações científicas sobre a origem do Universo e do Planeta Terra, mas, diante do estado de exploração demasiada dos recursos naturais, tememos pelo futuro do mundo para as atuais e futuras gerações. As problemáticas socioambientais suscitam da escola e dos professores, ações de Educação Ambiental para mediar a relação dos estudantes com o meio ambiente. Sob uma perspectiva analítica esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de meio ambiente, natureza, educação ambiental e suas implicações nas práticas dos professores de Ciências da rede municipal de ensino de Parauapebas-PA, tendo em vista a formação de cidadãos para um mundo melhor. Para tanto, participarão desta pesquisa professores de Ciências, do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Parauapebas-PA. Serão utilizados dois questionários on-line, com o intuito de: 1) identificar os professores que trabalham com questões ambientais em suas aulas de Ciências; 2) identificar suas concepções de meio ambiente, natureza e educação ambiental, e como estas se articulam com suas práticas pedagógicas. A pesquisa com os professores que desenvolvem ações de Educação Ambiental partirá de três eixos de investigação: Concepções de Meio Ambiente, Natureza e Educação Ambiental; Educação Ambiental nas práticas pedagógicas de Ciências; Práticas educativas para a construção de um mundo mais sustentável. A análise e interpretação de dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se averiguar concepções, práticas e desafios no desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas municipais de Parauapebas, tendo em vista o compromisso com as mudanças na maneira de sermos e estarmos no mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 002.002.390-15 - ÁTTICO INÁCIO CHASSOT - UFRGS
Interno - 1315656 - ALESSANDRA DE REZENDE RAMOS
Externo à Instituição - IRLANE MAIA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 24/05/2021 17:21
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker